Política
Câmara abre prazo para Cunha recorrer da decisão do Conselho
Despacho do presidente interino foi publicado no "Diário da Câmara". Conselho de Ética votou pela cassação de Cunha, por quebra de decoro.
G1
16 de Junho de 2016 - 08:47
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PMDB-MA), publicou despacho que abre prazo de 5 dias úteis para o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recorrer de decisão do Conselho de Ética, que na terça-feira (14) votou pela cassação de Cunha. A palavra final sobre o mandato do parlamentar cabe agora ao plenário.
Na terça, o Conselho aprovou, por 11 votos a 9, parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato de Cunha. O presidente afastado é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter, segundo o parecer mentido sobre a existência de contas no exterior em depoimento à CPI da Petrobras, em 2015.
Em nota publicada após a votação, Cunha diz que "o processo tem nulidades gritantes" e que vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele afirma ter "absoluta confiança" de que reverterá a decisão e que é inocente da acusação de mentir à CPI.
O despacho do presidente interino abrindo o prazo para recursos foi feito após o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo, comunicar que o processo de Cunha no colegiado já se encerrou.




