Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Dezembro de 2025

Política

Candidatos da oposição tentam atrair para aliança PDT que se reúne nesta 2ª com Daltro

A conversa com Marcelo Ascoli foi motivada por uma solicitação do presidente da executiva municipal do PSL, Clayton Ortega.

Flávio Paes/Região News

03 de Julho de 2016 - 22:08

Detentor da segunda maior bancada na Câmara Municipal (com quatro vereadores), fora da base do Governo desde abril quando o ex-vereador Antônio Galdino, deixou a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o PDT transformou-se numa espécie de noiva cobiçada pelos pré-candidatos a prefeito de oposição, interessados em atrair o partido para seus palanques. O PSDB também tem interesse em ter o partido em seu palanque.

As conversas se intensificaram neste final de semana, quando o vice-prefeito Marcelo Ascoli, pré-candidato do PSL, se reuniu com dirigentes pedetistas para apresentar uma proposta formal de coligação. Nesta segunda-feira às 14 horas, está agendada uma reunião com o ex-prefeito Daltro Fiúza, pré-candidato do PMDB, no escritório do presidente da Câmara, David Olindo.

A conversa com Marcelo Ascoli foi motivada por uma solicitação do presidente da executiva municipal do PSL, Clayton Ortega. Os pedetistas deixam claro o interesse numa eventual composição, de indicar o candidato à vice, além de participar num eventual governo com amplo espaço para fomentar a agricultura familiar e implantar o projeto da escola em tempo integral, um projeto histórico do partido no âmbito nacional.

O PDT deve indicar o candidato a vice-prefeito numa eventual coligação. "O partido tem bons quadros, é estratégico para qualquer grupo político que almeja disputar a Prefeitura. Indicar o candidato a vice é o mínimo que podemos reivindicar de imediato", ressalta.

Segundo o presidente da Executiva Municipal do PDT, Waldemar Acosta, o partido ainda não descartou a possibilidade de lançar candidatura própria, mas paralelamente manterá conversações com todas as correntes políticas. “Temos um projeto de fortalecimento partidário, com a eleição de uma bancada forte e oportunidade de implementar políticas públicas, na área da educação e do apoio a agricultura familiar”, destaca. Na quinta-feira está agendada uma reunião da cúpula do partido na cidade, do pré-candidato Moacyr Almeida, com o presidente do diretório regional, Dagoberto Nogueira.

Há duas semanas o partido se reuniu com Moacyr e cobrou dele um posicionamento definitivo sobre sua real disposição de se candidatar. O empresário pediu 10 dias para fazer alguns contatos, neste intervalo, reuniu-se com lideranças partidárias regionais, para então bater o martelo. Esta reunião de quinta-feira com Dagoberto será decisiva na definição de qual caminho o partido tomará para a eleição de outubro.

Participaram da reunião com o pré-candidato Marcelo Ascoli, os vereadores David Olindo, Waldemar Acosta, Edvaldo dos Santos e o ex-vereador Antônio Galdino.