Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Dezembro de 2025

Política

Capitão Contar diz não confiar nas urnas, mas bloqueios nas estradas precisa ser visto com cautela

O candidato do PRTB ainda disse que é resultado das eleições gera revolta em quem votou em Bolsonaro.

Correio do Estado

31 de Outubro de 2022 - 16:05

Capitão Contar diz não confiar nas urnas, mas bloqueios nas estradas precisa ser visto com cautela
Capitão Contar diz não confiar nas urnas, mas bloqueios nas estradas precisa ser visto com cautela - Gerson Oliveira/Correio do Estado

Diante das manifestações organizadas por caminhoneiros insatisfeitos com o resultado das eleições, nesta segunda-feira (31), Renan Contar (PRTB), que concorreu no 2º turno para o governo de Mato Grosso do Sul, saindo derrotado com 43,10% dos votos, disse que esta movimentação precisa ser vista com cautela.

Entretanto, durante entrevista coletiva, Contar reiterou que ainda não tem uma opinião formada sobre o assunto, mas que o protesto não pode prejudicar o direito de ir e vir das pessoas e garantir o transporte de suprimentos, combustíveis e passagem de ambulâncias

“Eu acho que tem que ser visto com muita cautela, não sei opinar ainda. Temos que ter bastante cuidado com esse tema”, afirmou.

Por outro lado, o capitão da reserva disse que a vitória de Lula (PT) gera revolta para quem votou em Jair Bolsonaro (PL), mas é preciso esperar os desdobramentos e alinhamentos que virão de Brasília (DF).

Ainda durante a entrevista, Contar apontou que as manifestações precisam ser pacíficas e com respeito às liberdades individuais. Além disso, lembrou que as Forças Armadas não devem ter participação em qualquer ato de protesto já que “são a reserva de segurança do país para manter a paz e a ordem”.

RESULTADOS

Já em relação à falta de posicionamento de Bolsonaro sobre a derrota nas urnas, o capitão disse que o atual presidente da República “deve ter seus motivos pessoais” para isso. Ele ainda afirmou que, apesar de reconhecer a vitória do petista para o Planalto e de Eduardo Riedel (PSDB) para a governadoria de Mato Grosso do Sul, não confia 100% nas urnas eletrônicas.

“As urnas dizem que ganhou, agora dizer se eu confio cem por cento nas urnas, eu tenho minhas dúvidas”, afirmou. Na coletiva, o então candidato do PRTB também afirmou que, embora não tenha saído ganhador no 2º turno, se considera vitorioso por ter chegado à segunda rodada do pleito, disputado entre ele e Eduardo Riedel.

“É uma campanha que fiz de forma limpa, sem dinheiro público e sem conchavos com ninguém, apenas representando o anseio popular”, concluiu. Em MS, Capitão Contar obteve 43,10% ante 56,90% de Eduardo Riedel, que foi considerado matematicamente eleito quando a apuração havia passado de 85% das urnas na tarde de ontem.