Política
Com cassação de Bolzan, Wanderley Barbosa deve tomar posse na Câmara em 10 dias
Bolzan perdeu o mandato por infidelidade partidária porque saiu do PT em dezembro quando a janela para mudança foi aberta três meses depois.
Flavio Paes/Região News
19 de Julho de 2016 - 23:48
Embora haja possibilidade de recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 10 dias (a contar da publicação do acórdão), toma posse na Câmara Municipal o técnico em contabilidade Wanderley Lopes Barbosa, na vaga aberta com a cassação do vereador Sérgio Bolzan. Barbosa deixou a Câmara há 12 anos, já que cumpriu mandato de vereador entre 2001 e 2004.
Ele substitui Bolzan, embora com os250 votos que obteve na eleição de 2012 tenha ficado apenas na quarta suplência, porque os outros três suplentes com maior votação - Fá do PT, o Fá, que garantiu 362 votos; Eugenio Werdemberg (272 votos) e Professor Samuel Terena (266) - deixaram o PT. Pela legislação eleitoral, o mandato pertence ao partido.
Bolzan perdeu o mandato por infidelidade partidária porque saiu do PT em dezembro quando a janela para mudança foi aberta três meses depois, em março. Com a posse de Wanderley, presidente da Executiva Municipal, o PT volta a ter representação no Legislativo, depois de ter perdido os dois vereadores que conseguiu eleger há 4 anos (Edivaldo dos Santos, além do próprio Bolzan).
Vadinho ingressou no PDT, mas não corre o risco de perder o mandato porque trocou de partido dentro da janela já mencionada. Wanderley sempre militou no PT, partido em que se filiou em 1994 e ocupa cargos de direção desde 2000. Exerceu mandato de vereador entre 2001 e 2004, depois de se eleger em 2000 com 312 votos, quando o PDT (coligado com a legenda petista) elegeu Enelvo Felini prefeito da cidade.
Seu histórico político inclui duas derrotas quando não se reelegeu em 2004 com os 212 votos que obteve. Em 1996, primeira e única vez em que o partido teve candidato a prefeito (o produtor Ruben Suckow), Wanderlei tentou uma vaga na Câmara e não conseguiu se eleger com sua votação (198 votos). Na eleição de 2008 não foi candidato e apoiou Jean Nazareth, que se elegeu vereador.
Neste período de quatro meses de mandato (caso a decisão do TRE/MS não seja revista) Wanderley acredita que pode fortalecer o projeto de candidatura a prefeito do ex-vereador Jean Nazareth. Ele contar com o apoio do deputado .




