Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Deputado apresenta projeto para incluir Libras na grade do Ensino Médio

Jamilson Name, sem partido, defende que objetivo é popularizar as noções básicas de Libras como forma inclusão da população surda

Campo Grande News

06 de Fevereiro de 2020 - 14:47

Deputado apresenta projeto para incluir Libras na grade do Ensino Médio

O deputado estadual Jamilson Name (sem partido) apresentou durante sessão desta quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de lei de inclusão de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no conteúdo curricular das escolas da Rede Estadual.

De acordo com a proposta, os colégios poderão incluir o tema em caráter complementar programático. O parlamentar defende que o objetivo é popularizar as noções básicas de Libras como forma inclusão da população surda, além de melhorar a comunicação entre as pessoas.

“A inclusão da Libras vai além de simplesmente chamar a atenção para a necessidade de familiarizar nossos jovens e adolescentes com a população surda. A medida vai proporcionar efetivamente a inclusão das pessoas que utilizam essa língua no meio escolar e também na comunidade. Dessa forma, teremos propagadores de Libras nas famílias sul-mato-grossenses”, explica Jamilson Name.

Segundo o projeto de lei, o conteúdo oferecido nas escolas poderá ser elaborado pela SED (Secretaria de Estado de Educação). Também estão previstas palestras e atividades de comunicação e expressão de forma a familiarizar estudantes e comunidade escolar.

“Essa iniciativa faz com que o Estado reconheça cada vez mais a importância de apoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Vai permitir que um número maior de pessoas tenha acesso aos fundamentos dessa forma de expressão”, complementa o parlamentar.