Política
Em Jardim, candidato petista aliado com o PMDB se elege prefeito com 59,33% dos votos
O índice de abstenção foi de 26,8%, com o comparecimento às urnas de 12.761 eleitores, enquanto 4.673 deixar de votar
G1 MS
08 de Julho de 2013 - 00:05
Em aliança com o PMDB, o petista Erney Cunha (PT) foi eleito neste domingo (7) prefeito de Jardim, em pleito suplementar. O prefeito eleito teve 7.032 votos, o que corresponde a 59,33% dos votos válidos. Ele foi candidato a vice-prefeito na chapa de Marcelo Henrique de Mello, que venceu a eleição de outubro e foi cassado pela Justiça eleitoral.
O outro candidato nesta eleição suplementar, Gláucio Cabreira (DEM) obteve 4.821 votos, o que corresponde a 40,67% dos válidos. O índice de abstenção foi de 26,8%, com o comparecimento às urnas de 12.761 eleitores, enquanto 4.673 deixar de votar.
Com a vitória, o PT assume o Executivo jardinense pela primeira vez. Entre janeiro e abril de 2013, o partido integrava a base de apoio do prefeito cassado Marcelo Henrique de Mello (PDT) com o próprio Erney no cargo de vice. Entre 1988 e 2012, PMDB, PSDB e o extinto PL (hoje PR) alternaram-se no poder.
Entre as principais bandeiras de campanha do petista, estava o desenvolvimento local sustentável como fator de geração de trabalho, renda e promoção da igualdade social. Saúde, educação, emprego e habitação são as quatro áreas que ele considera prioritárias.
Biografia
Erney Cunha Bazzano Barbosa nasceu em Jardim no dia 29 de maio de 1979.
Advogado é casado e tem três filhos. Na vida pública, ocupou o cargo de
vereador de Jardim entre 2009 e 2012 e foi vice-prefeito e secretário de
Infraestrutura do município de janeiro a abril de 2013.
Propostas
Dentre as principais propostas de Erney Cunha estão investir em políticas
públicas sociais em várias áreas (como educação, saúde, saneamento, transporte
e habitação); expandir horário de atendimento nos postos de saúde; investir na
aquisição de novos equipamentos para as unidades de saúde; implantar a Unidade
de Pronto Atendimento (UPA) na cidade; construir creches; melhorar pagamento do
piso dos professores; conceder incentivo fiscal para industrialização;
construir 400 casas populares; ampliar a rede de esgoto e o número de ruas
asfaltadas.
Erney Cunha teve o apoio do PMDB, PR, PSB, PRB, PTC, PSD, PSC, PV, PSL, PRP e
PP. O vice-prefeito eleito é o vereador Renato Miranda (PMDB).
Resultado final
Votos válidos (excluindo brancos e nulos): 11.853
Erney Cunha (PT): 7.032 (59,33%)
Glaucio Cabreira (DEM): 4.821 (40,67%)
Total de votos: 12.761
Brancos: 382 (2,99%)
Nulos: 526 (2,99%)
Abstenção: 4.673 (26,8%)




