Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 23 de Junho de 2024

Política

Executiva Estadual acata decisão da nacional e determina aliança do PT com PMDB

Vai prevalecer como diretriz partidária no processo eleitoral o resultado do encontro municipal do dia 23 de junho, ratificado na convenção do dia 30 de junho.

Flávio Paes/Região News

19 de Julho de 2012 - 09:00

Agora é definitivo: o PT terá mesmo de coligar com o PMDB e está fora do palanque do PSDB na eleição de outubro em Sidrolândia. Por meio do oficio 0017-2/2012, assinado pelo presidente Marcus Garcia, a Executiva Estadual do partido determinou que a Comissão Executiva Municipal de PT de Sidrolândia acate a resolução da Comissão Executiva Nacional para que seja anulada a convenção do último dia 24 de junho (quando foi homologada a coligação com os tucanos).

Vai prevalecer como diretriz partidária no processo eleitoral o resultado do encontro municipal do dia 23 de junho, ratificado na convenção do dia 30 de junho, que decidiu pelo alinhamento com o PMDB. Nesta aliança, o PT indicou o vereador Jean Nazareth como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário Acelino Cristaldo.

Em termos práticos, os próprios petistas tucanos, para não correrem o risco de serem destituídos dos seus cargos, terão de protocolar na Justiça Eleitoral a desistência do pedido de registro da aliança com o PSDB. O documento da direção estadual (que foi a principal articuladora e incentivadora do apoio ao candidato do PSDB, Enelvo Felini), alerta que caso a Executiva Municipal, comandada por Gilmar Antunes, não se curve ao que a Executiva Nacional determinou e mantenha o pedido de registro na Justiça Eleitoral da coligação com o PSDB, pode sofrer intervenção e seus integrantes correm o risco de serem expulsos do partido.

Esta possibilidade é explicitada no documento assinado por Marcus Garcia. “Alertamos ainda que o não cumprimento das determinações da mesma (a Executiva Nacional) acarretará em sanções previstas pelo estatuto do PT”. Junto com ofício em que orienta a Executiva Municipal do PT de Sidrolândia a acatar a decisão de apoio com o PMDB, Marcus Garcia encaminhou cópia da ata da reunião que a Executiva Nacional realizou no último dia 16 de julho.

Nesta reunião a cúpula petista rejeitou o recurso da Executiva Municipal para que fosse anulado o encontro municipal e fosse confirmada e validade da convenção que homologou a coligação com o PSDB.