Política
Fabio Trad atuará pela terceira vez na Comissão Especial de Documentos Sigilosos
Desde quando foi criada, a Comissão já tornou centenas de documentos. Boa parte desse material se refere ao período da ditadura militar.
Assessoria
05 de Junho de 2013 - 13:52
O deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) foi designado pelo presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, para presidir a Comissão Especial de Documentos Sigilosos (CEDOS). Agradeço a confiança do presidente e procurarei justifica-la com muito trabalho na afirmação constitucional da Comissão, afirmou o deputado sul-mato-grossense.
Henrique Alves ressaltou o fato de Fabio Trad compor a CEDOS pela terceira vez consecutiva e atribuiu esta assiduidade a sua dedicação e zelo no desempenho das tarefas que lhe são incumbidas. Trata-se de um deputado que orgulha o parlamento brasileiro, afirmou o presidente da Câmara Federal.
A Comissão
Instituída por meio da Resolução n.° 29, em 1993, a CEDOS possui atribuições de duas naturezas: uma se refere ao acesso a documentos e informações sigilosas, outra à política de arquivo referente a estes documentos sigilosos.
Constituída por três deputados indicados pelo presidente da Casa a cada dois anos, e por dois assistentes, o órgão é competente para, entre outras atividades, decidir quanto às solicitações de acesso às informações sigilosas e quanto ao cancelamento ou à redução de prazos de sigilo.
Apesar de somente em 1993 ter criado um órgão específico para tratar desse assunto, a Câmara dos Deputados, desde 1885, tem se preocupado em liberar as atas de sessões ou reuniões secretas e demais documentos sigilosos existentes no seu arquivo. Além daquele ano, equipes foram formadas para análise da documentação sigilosa em outras cinco oportunidades: 1984, 1989, 2003, 2009 e 2010. As três últimas já sob o comando da CEDOS.
Desde quando foi criada, a Comissão já tornou centenas de documentos. Boa parte desse material se refere ao período da ditadura militar.




