Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Política

Janja diz ser articuladora no governo e ter autonomia de Lula

"Queria remodelar este papel", disse Janja em entrevista à BBC.

CNN Brasil

14 de Abril de 2024 - 21:54

Janja diz ser articuladora no governo e ter autonomia de Lula
Primeira-dama, Janja Lula da Silva, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse que seu papel no governo federal é de “articuladora” e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe dá “total autonomia” para exercer sua função. A socióloga concedeu uma entrevista à BBC.

“Desde a campanha, disse que queria remodelar este papel de primeira-dama – a esposa que organiza chás de caridade e visita instituições filantrópicas, esse não é o meu perfil”, disse ela.

“O meu é o papel de articulador, de quem fala sobre políticas públicas. Podemos estar em espaços diferentes e conversar com públicos diferentes quando necessário”, declarou. Segundo ela, trata-se de sair da caixa que as primeiras-damas sempre são encaixadas.

Janja marca presença nas atividades de Lula desde a época da pré-campanha em 2021. Depois que o petista foi eleito, a socióloga passou a acompanhá-lo nas viagens e a substituí-lo em situações pontuais.

Em setembro de 2023, por exemplo, quando o presidente se recuperava de uma cirurgia de prótese no quadril, Janja visitou o Rio Grande do Sul para acompanhar a situação da população afetada pelas chuvas.