Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Lewandowski intima governo a atualizar plano de vacinação

G1

18 de Janeiro de 2021 - 13:56

Lewandowski intima governo a atualizar plano de vacinação

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (18) a intimação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Advocacia-Geral da União para que o governo federal atualize o plano de vacinação nacional contra a Covid-19.

A determinação ocorre depois que o ministro decidir antecipar a vacinação para esta segunda. Em São Paulo, a vacinação já teve início, após autorização da Anvisa.

“Reportando-me ao compromisso firmado pela União Federal de encaminhar mensalmente as atualizações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, intime-se o Senhor Ministro de Estado da Saúde e o Senhor Advogado-Geral da União para que procedam à referida atualização, inclusive no tocante ao cronograma correspondente às distintas fases da imunização”, determinou o ministro.

A medida foi tomada em ação em que partidos pedem que a Corte garanta a vacinação com a Coronavac. Nessa ação, Lewandowski havia determinado a apresentação do plano de vacinação pelo governo.

O plano foi entregue ao STF em dezembro, mas sem datas de início e fim para a vacinação de integrantes de grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde e idosos.

O julgamento estava previsto para dezembro pelo STF. Após a entrega do plano, Lewandowski pediu o adiamento das ações sobre o tema, e o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, retirou os casos da pauta.