Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Dezembro de 2025

Política

Marqueti deixa o PT, último remanescente do grupo de Delcidio em Sidrolândia

Marqueti integrou o grupo do PT que em 2012 ignorou a convenção que aprovou a aliança com o PMDB, tendo Jean Nazareth como candidato a vice-prefeito.

Flávio Paes/Região News

27 de Março de 2016 - 22:44

O ex-secretário Márcio Marqueti na semana passada pediu desfiliação do PT. Ele era porta-voz de Delcidio na cidade, tendo sido o coordenador da campanha do senador em 2014 quando disputou e perdeu a eleição: para o Governo do Estado.

A gota d'agua para a saída de Marqueti foi sua decisão de apoiar a pré-candidatura a prefeito do vice-prefeito Marcelo Ascoli, filiado ao PSL, ignorando a orientação da direção regional do PT de apoiar a pré-candidatura do ex-vereador Jean Nazareth.

Marqueti integrou o grupo do PT que em 2012 ignorou a convenção que aprovou a aliança com o PMDB, tendo Jean Nazareth como candidato a vice-prefeito. O grupo preferiu apoiar o PSDB, tendo elegido Edvaldo dos Santos e Sérgio Bolzan, como vereadores.

Com a resolução nacional que proibiu a participação de petistas em administrações tucanas, houve uma debandada do PT em direção ao PSB, encabeçada pelo vereador Bolzan. Foram para a sigla socialista os secretários Cezar Queiroz, Joana Michalski e o ex-presidente do diretório municipal, Gilmar Antunes. O vereador Vadinho, não aceitou a pré-candidatura de Jean, e preferiu se filiar ao PDT. Marqueti, que deixou de ser o coordenador Municipal de Planejamento, se manteve no partido, voltou à sala de aula, tendo sido eleito diretor-adjunto da Escola Estadual Catarina de Abreu.

Também deixaram o PT a professora Eliane Salvatti, que foi candidata a vice-prefeita na chapa de Acelino Cristaldo, na eleição suplementar municipal realizada em março de 2013. Dois candidatos a vereador em 2012 também deixaram o partido: Geosafa Pinto da Silva, que teve 362 votos e Eugenio Werdemberg (que garantiu 272 votos), que depois de ocupar um cargo na Secretaria de Assistência Social, voltou a sua cidade de origem, Bodoquena.

Na avaliação do ex-vereador Jean Nazareth, o partido, abalado pela crise política e a prisão do senador Delcidio do Amaral, terá de se reinventar, se reaproximando dos setores históricos com vínculo com as bandeiras petistas.