Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Dezembro de 2025

Política

Ministra Ideli Salvatti reúne-se com prefeitos dia 1º em Campo Grande

Willams Araújo

23 de Março de 2013 - 08:00

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, deve participar do Fórum de Gestores Federais que o governo federal promoverá em Campo Grande no dia 1º de abril, em parceria com a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Integrantes da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional se reuniram na quarta-feira, no Palácio do Pla-nalto, com a ministra para acertar detalhes do evento. "Foi uma reunião preparatória na qual abordamos temas importantes para o nosso estado , que serão tratados no Fó-rum, adiantou o senador Delcídio do Amaral (PT).

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB), vai definir nos próximos dias o local de realização do evento em Campo Grande. Além da ministra, devem participar do evento o governador André Puccinelli (PMDB) e toda a bancada estadual e fe-deral para discutir com os 79 prefeitos sobre vários temas, como PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), educa-ção, saúde, programas sociais e também de investimentos em rodovias e ferrovias.

"Haverá estandes com pessoal especializado para orientar os prefeitos, fazendo com que a União fique cada vez mais próxima dos nossos municípios”, explicou Delcídio, logo após o encontro com a ministra. Além do senador, participaram da reunião com a ministra os deputados federais Vander Loubet (PT), Geraldo Resende (PMDB), Edson Girotto (PMDB) e Antonio Carlos Biffi (PT).

Os Fóruns dos Gestores Federais nos Estados foram criados pelo governo através de portaria baixada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em 27 de fevereiro. A reunião dos gestores municipais servirá de parâmetros a outros encontros que o Planalto vai realizar pelo país afora.

Também serão abordados os planos Brasil sem Miséria e Plurianuais (PPA), as políticas de Educação e de Saúde e a Participação Social e Cidadania, além de ser realizada a Mesa de Debates com o tema: Apoio ao Planejamento e a Gestão dos municípios.

Em entrevista após o encontro, Biffi adiantou que a ideia da agenda é apresentar programas e ações oferecidas pelo governo federal e esclarecer a elaboração e encaminhamento de projetos para a garantia dessas ações. Ele disse ainda que a ministra confirmou a presença de representantes dos ministérios do Planejamento, Cidades, Integração, Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e da Caixa Econômica Federal na agenda em Campo Grande.

"O Encontro Nacional dos Prefeitos realizado em janeiro deste ano, aqui em Brasília, foi tão positivo que a ideia agora é realizar essa mesma agenda nos estados. Mato Grosso do Sul vai ser o primeiro estado a receber esse importante suporte do governo federal. Ou seja, é mais uma excelente oportunidade de avanço para o nosso estado", disse.

Na verdade, o encontro a ser promovido em Mato Grosso do Sul será o segundo do Brasil, uma vez que o primeiro será em Sergipe, no dia 26 deste mês.