Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Dezembro de 2025

Política

Para Vander, manifestações representam germe das mudanças que Brasil anseia

O deputado vê legitimidade nas manifestações, mas entende que os jovens não podem deixar de ver os partidos políticos como um instrumento de transformação do país.

Assessoria

21 de Junho de 2013 - 16:16

De volta a Campo Grande hoje (21) depois dos trabalhos parlamentares na Câmara Federal, em Brasília, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) falou sobre as manifestações populares que ocorrem em todo o Brasil e que juntaram cerca de 50 mil pessoas ontem (20) pelas ruas da capital sul-mato-grossense. Para o parlamentar, os protestos representam o afloramento de uma nova geração.

"A indignação e os protestos dos jovens contra o aumento das passagens e a violência policial se transformou num grito de toda a sociedade contra tudo aquilo que acredita estar errado. E isso aconteceu por meio das novas mídias, como o Twitter e, principalmente, o Facebook. É um movimento que está saindo da frente dos computadores e está indo para as ruas. Os partidos e o poder formal precisam ter a humildade de refletir a respeito pois a verdade é que essas manifestações trazem algo de inovador e transformador", afirmou Vander. "E nós, no Congresso Nacional, também temos que refletir com profundidade sobre essas manifestações. Elas representam o germe das mudanças que o Brasil anseia", complementa.

O deputado vê legitimidade nas manifestações, mas entende que os jovens não podem deixar de ver os partidos políticos como um instrumento de transformação do país. Para ele, o sistema de representação popular vigente, embora apresente suas deficiências, ainda têm espaço para as reivindicações da sociedade. Cobra, ainda, a necessidade de uma autocrítica por parte dos partidos, inclusive do Partido dos Trabalhadores (PT).

"Se por um lado os partidos falharam ao se conectar com a população para colocar em prática as reivindicações populares, por outro a sociedade também se ausentou de promover essa conexão. Não são poucas as pessoas que, depois de votar e eleger seus representantes, deixam de acompanhar a atuação dos eleitos e deles cobrar o efetivo cumprimento dos compromissos firmados. Muitos sequer lembram dos candidatos que elegeram. Mas a manifestação das ruas mostra que isso pode mudar, mostra que essa relação pode passar a ser mais estreita e intensa. A existência da pluralidade política, representada pelos partidos políticos, é uma conquista da sociedade brasileira que não pode ser desprezada. Foi fruto de muitas lutas populares assim como essas que estão acontecendo. Foram décadas de manifestações contra o Golpe de 64, o Ato Institucional número 5 (AI-5) e contra a ditadura militar de uma forma geral", declarou. "E o PT, partido que fez tantas mudanças nesse país, também tem que parar e refletir profundamente sobre as manifestações, que apontam para mudanças mais do que necessárias, mudanças que apesar de todo o nosso esforço não conseguimos efetivar. Também é um momento de ter humildade e fazer uma autocrítica, até para que possamos nos adequar a essa nova realidade e possamos crescer e melhorar com ela".

Vander acredita ainda que as manifestações podem representar um possível esgotamento das estruturas societárias estabelecidas, tais como as escolas, as igrejas, o judiciário, o legislativo, o executivo e a imprensa, entre outras. "As vozes das ruas cobram readequações, reformas. O modo como as instituições atuais estão constituídas não estão dando conta dos anseios e desejos de um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e mobilizadas graças às novas tecnologias", pontuou o deputado. "O Brasil continua sendo um país de grandes transformações. Ninguém tem a fórmula secreta para resolver tudo, por isso é um momento de diálogo e entendimento sobre os caminhos que a sociedade quer seguir para melhorar a situação do país", conclui.