Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 19 de Maio de 2024

Política

Pesquisa Ibrape mostra que 54% dos eleitores ainda estão indecisos

Marcos Tomé/Flávio Paes

05 de Dezembro de 2011 - 08:24

Pesquisa Ibrape mostra que 54% dos eleitores ainda estão indecisos
Pesquisa Ibrape mostra que 54% dos eleitores ainda est

A menos de um ano da disputa, o cenário eleitoral em Sidrolândia ainda está longe de estar definido. Conforme a pesquisa Ibrape/Correio do Estado, no levantamento espontâneo em que não se apresenta ao eleitor o disco com nomes de pré-candidatos, 54% dos eleitores entrevistados disseram que ainda não têm candidato a prefeito.

Entre os 46% que manifestaram preferência, o ex-prefeito Enelvo Felini(PSDB) aparece com 22% das intenções de voto; a vereadora licenciada Roberta Stefanello (PMDB) aparece com 6% das respostas, o advogado Gerson Claro (PDT) tem 5%; Ademir Osiro do Partido da República, obteve 3%, enquanto Solangi Stefanello, do DEM  ficou com  2%, mesmo percentual do prefeito Daltro Fiúza, que não pode ser candidatro. Ou seja, uma dianteira de quatro  pontos percentuais entre o ex-prefeito e a soma dos demais pré-candidatos e das referências a Daltro,

 Já na pesquisa estimulada, em que ao eleitor são apresentados vários nomes, Enelvo aparece com 47% das intenções de voto; Roberta Stefanello tem 17%; Gerson Claro, 13%; Jean Nazareth (PT) obteve 4%; Acelino Cristaldo (PMDB), 3%; 3% afirmaram que vão votar branco ou nulo 4% disseram que ainda não sabe em que votar.

Este cenário é artificial, já que a tendência é a disputa ficar polarizada entre dois nomes: o candidato do PSDB e um do PMDB, indicado pelas forças políticas alinhadas com o prefeito Daltro Fiúza. Deve-se levar em conta  que há dois nomes do PMDB (Roberta e Acelina). Assim, considerando o percentual do candidato tucano (47%), descontando os indecisos, nulos e brancos (7%), juntos os cinco pré-candidatos próximos ao prefeito somam 45%. Ou seja, em tese, como há margem de erro da pesquisa é de 3%, a cidade está dividida entre duas correntes políticas.

Pesquisa estimulada Ibrape/Correio

Enelvo – 47%

Roberta Stefanello (PMDB) – 17%

Gerson Claro (PDT) – 13%

Ademir Osiro (DEM) - 8%

Jean Nazareth (PT) – 4%

Acelino Cristaldo (PMDB) – 3%

Branco/Nulo – 4%

Não Sabe – 4%

Pesquisa espontânea

Indeciso – 54%

Enelvo Felini (PSDB) – 22%

Roberta Stefanello (PMDB) 6%

Gerson Claro (PDT)- 5%

Ademir Osiro (PR)- 3%

Solangi Stefanello (DEM)- 2%

A pesquisa foi realizada nos 29 e 30 de novembro. Foram entrevistados 257 eleitores.