Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 6 de Fevereiro de 2026

Política

Profissionais da saúde denunciam ação de vereadora de Dourados: ‘violação à dignidade’

Denúncia foi protocolada na Câmara de Dourados.

Midiamax

06 de Fevereiro de 2026 - 07:26

Profissionais da saúde denunciam ação de vereadora de Dourados: ‘violação à dignidade’
Isa Marcondes é vereadora pelo Republicanos. Foto: F. Grott/CMD

Ação feita pela vereadora Isa Marcondes (Republicanos) em postos de saúde terminou em denúncia encaminhada à Câmara de Dourados. Profissionais da área alegam “violação à dignidade” durante ‘batida’ da vereadora na Unidade de Pronto Atendimento Afrânio Martins.

O fato teria acontecido em 31 de janeiro, quando a vereadora teria entrado no espaço de repouso. A denúncia assinada coletivamente, afirma que o espaço é exclusivo para profissionais da saúde. Destacam que existe “direito assegurado pela legislação trabalhista vigente e indispensável à preservação da saúde física, mental e emocional dos profissionais”.

Nas redes sociais, a vereadora publica uma série de vídeos sobre diversas áreas do município. Saúde e infraestrutura estão entre os temas mais frequentes.

Abordagem

Assim, criticaram a abordagem da vereadora. “Ingressou no local sem qualquer autorização, interrompeu o período de repouso regulamentar”. Além disso, informaram à Casa que a parlamentar “realizou gravações de imagens e vídeos dos profissionais, sem consentimento prévio, expondo trabalhadores em momento de descanso, dentro de ambiente funcional e reservado”.

Os profissionais apontaram a ação como “violação à dignidade do trabalhador, à privacidade e à imagem”.

A categoria disse que não houve “prejuízo à assistência à população, uma vez que o serviço funciona em regime de revezamento”. Então, justificaram o repouso. “Outros profissionais permanecem em atividade, mantendo a continuidade do atendimento e o regular fluxo assistencial”.

Por fim, pedem a apuração das condutas da vereadora, a fim de “prevenir a repetição de condutas semelhantes no âmbito da unidade”.

O Jornal Midiamax acionou a vereadora, por meio de mensagem devidamente documentada, sobre o ocorrido e denúncia. Contudo, a vereadora apenas questionou a denúncia. O espaço segue aberto para esclarecimentos.