Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 13 de Junho de 2024

Política

PT pode ter vice-prefeito e ficar fora da Câmara em 2013

Os petistas devem ter nove candidatos, nenhum deles, em princípio, tem estrutura e densidade política para se eleger.

Flavio Paes/Região News

02 de Julho de 2012 - 14:43

Coligado com uma chapa na eleição proporcional com PDT, PT do B e PSC, com o vereador Jean Nazareth fora da disputa porque será  o vice do candidato a prefeito Acelino Cristaldo, o PT de Sidrolândia pode ficar fora da Câmara Municipal. Os prognósticos são de que esta coligação com 26 candidatos deve eleger dois vereadores, aparecendo como favoritos para as vagas os já vereadores Waldemar Acosta e Antônio Acosta.

Outro pedetista que corre por fora é o ex-assessor especial da Câmara, Edno Ribas, que tem o apoio do advogado Gerson Claro, presidente da Executiva Municipal e do ex-vereador Nelson Feitosa. Uma das exigências dos vereadores Galdino e Waldemar Acosta para se integrar ao projeto eleitoral do PMDB, foi exatamente não estar na mesma coligação com PR e PMDB.

“O PMDB tem quatro vereadores. No PR, há pelo menos três candidatos com potencial para mais de 700 votos. Numa composição assim não teríamos nenhuma chance”, comenta Waldemar. A bancada do PDT se juntou aos nanicos PT do B e PSC, para pressionar e jogar na mesma aliança os dois partidos (PR e PMDB, com o PSD de coadjuvante) que têm as chapas mais pesadas.

A terceira vaga, se surgir, seria do ex-vereador Chester de Almeida Hortêncio, único candidato do PSC. Até quinta-feira, , quando termina o prazo para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, serão excluídos quatro dos 30 nomes homologados na convenção porque a legislação limita em 26(o dobro das vagas 13 disponiveis)  o número de candidatos por coligação proporcional.

Os petistas devem ter seis candidatos, nenhum deles, em princípio, tem estrutura e densidade política para se eleger. Vários petistas que defendiam a tese derrotada de apoio ao PSDB vão desistir da disputa, como é ocaso do ex-secretário Márcio Marquetti; do presidente do Sindaves Sérgio Bolzan, Edvaldo dos Santos (Vadinho do PT) e outros. O vereador Jean, que é hoje a principal liderança do partido na cidade, vai apoiar seu sogro José Roberto de Paula, conhecido como Zé Medonho, filiado ao PDT.

LISTA PARCIAL DOS CANDIDATOS

PDT

Waldemar Acosta
Antônio Galdino
Joel Fachi
Jovino do Eldorado II
Wildnei de Almeida
Marcelo de Souza Camargo
Edno Ribas
Adair Pereira
José Roberto “Medonho”

PSC

Chester de Almeida Hortêncio

PT

Mario Custodio
Levina do Alambari
Agenor da Córrego do Meio
Adair Tucano
Lindolfo da Saúde
Antônia França

PTdoB

Maristela Chaves de Souza
Telma Cristaldo
Roberta de Souza
Vanessa Vieira de Brito
Andreia Roberta
Itamar de Souza Silva
Arce da Seara
Valter Osmar do Camelódromo
Aroldo do Eldorado
Vilson do Terra Solidária
Buiu da Jiboia