Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Saiba quem é Eduardo Gomes, escolhido por Bolsonaro para líder do governo no Congresso

Senador do MDB do Tocantins assume o posto após a destituição da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

G1

17 de Outubro de 2019 - 16:46

Saiba quem é Eduardo Gomes, escolhido por Bolsonaro para líder do governo no Congresso

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO) assume a liderança do governo no Congresso após a destituição da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) do cargo, em meio a uma crise entre o presidente Jair Bolsonaro e seu partido, o PSL.

O nome de Gomes para o cargo foi confirmado no início da tarde desta quinta-feira.

Desde março, Gomes já atuava em prol do governo no Senado. Ele foi escolhido pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), como um dos vice-líderes na Casa, ao lado de Nelsinho Trad (PSD-MS), Elmano Férrer (PODE-PI) e Izalci Lucas (PSDB-DF).

No Senado, Gomes votou

  • a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência no primeiro turno.
  • contra a suspensão dos decretos de Jair Bolsonaro sobre armas;
  • a favor da redução da idade mínima para posse de arma em área rural;
  • contra destaque sobre abono salarial que desidratou em R$ 76 bilhões a economia prevista com a reforma da Previdência.

O novo líder do governo no Congresso foi eleito para seu primeiro mandato como senador em 2018 e foi o candidato ao Senado mais votado em Tocantins, com 248.358 votos, cerca de 19,48% dos votos.

Eleito pelo Solidariedade para o Senado, Gomes se filiou ao MDB em 29 de janeiro, quatro dias antes da eleição para presidente da Casa.

Eduardo Gomes é titular em seis comissões – entre elas, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Em julho, se licenciou do cargo de senador para assumir como secretário de governo do estado de Tocantins, a convite do governador Mauro Carlesse (DEM). Um mês depois, pediu a exoneração do cargo e voltou para o Senado.

Antes de assumir o cargo como senador, foi deputado federal por três mandatos seguidos.

Sergipano nascido em Estância em 1966, Gomes se mudou para Araguaína (então norte de Goiás e atual Tocantins) aos 16 anos.

A carreira política começou em 1986, quando assumiu a Secretaria de Educação do município de Xambioá, no Tocantins. Mas o primeiro cargo eletivo foi em 1996, quando assumiu vaga de vereador de Palmas e se reelegeu quatro anos depois.

Ao contrário de sua antecessora, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ativa nas redes sociais, Gomes tem um perfil discreto no Twitter. Até a tarde desta quinta-feira (17), tinha 3.505 seguidores e tinha pouco mais de mil publicações na rede social.