Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

Sem dinheiro, 3 dos 4 candidatos de Dourados ainda não entraram na campanha

Nicanor Coelho

18 de Janeiro de 2011 - 14:00

A menos de vinte dias da eleição fora de época para a escolha do novo prefeito de Dourados, a campanha ganhou as ruas de forma tímida.

O programa eleitoral no rádio e na televisão começa nesta quinta-feira (20), e enquanto isso a internet - que deveria ser usada e abusada pelos quatro candidatos que disputam a eleição - parece um território deserto.

Apenas o ex-vice-governador Murilo Zauith (DEM) candidato da coligação “União por Dourados” está usando de forma intensa as redes sociais na internet. Além do DEM e PT, Murilo conta com o apoio de mais treze partidos políticos

Com uma experiência de três mandatos, um como deputado estadual, outro como deputado estadual e o terceiro como vice-governador, Murilo Zauith - que disputou no ano passado o Senado - conhece muito bem a força da internet para conseguir chegar a um grande número de eleitores.

Enquanto Murilo reina absoluto nas mídias digitais os demais candidatos patinam numa campanha morna sob a alegação de falta de dinheiro. O candidato Genival Antonio Valeretto (PMN) da coligação “Mobilização Trabalhista” formada pelo PMN, PTN e PHS, tinha um site profissional, mas tirou do ar. A assessoria do candidato afirmou que não tem recursos para contratar profissionais habilitados para desenvolver e manter o site no ar.

O candidato do PSOL, José de Araújo, ainda não está usando a internet para fazer campanha. O candidato a vice-prefeito do partido, George Maia Mistral afirmou que um militante está “pensando” em fazer um blog de campanha. “Não temos recursos financeiros por isso pretendemos fazer um blog num site gratuito”, disse Mistral que é funcionário público estadual.

O sindicalista Geraldo Salles, candidato do PSDC, também alega falta de dinheiro para tocar a campanha. “Ainda não temos site na internet, mas pretendemos usar todos os recursos que este meio nos oferece”, disse Salles que no momento está preocupado com a produção dos programas de rádio e TV.

Murilo mantém na internet o site que leva o seu nome, porém reserva pouco espaço para a professora Dinaci Ranzi (PT) candidata a vice-prefeita. Há apenas a citação do nome da vice no topo da primeira página do site. O candidato do DEM também desfila na internet com perfis no Facebook, Orkut, Flickr e também no microblog Twitter.

Redes sociais

Entende-se por Redes Sociais os grupos ou espaços na internet é possível partilhar dados e informações sob a forma de textos, arquivos, fotografias e vídeos. Segundo os especialistas atualmente as Redes Sociais respondem por mais de 60% do tráfego na internet brasileira e fazem a conexão entre as pessoas e profissionais.