Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Abril de 2024

Política

Simone discute ações de combate às drogas

Correio do Estado

18 de Julho de 2011 - 15:21

A governadora em exercício Simone Tebet recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (18) o promotor da 27ª Vara de Infância e da Adolescência e presidente do Conselho Estadual Anti Drogas, Sérgio Harfouche, e a secretária estadual de Educação, Nilene Badeca.

O objetivo da reunião foi discutir ações preventivas no combate às drogas dentro do Estado com projetos envolvendo a Secretaria de Educação. “Temos três frentes de ações: a repressiva, que é trabalho da Segurança Pública; a assistência, que engloba Saúde e Assistência Social e a preventiva, onde eu acredito que a Secretaria de Educação tem um papel fundamental”, disse Simone.

Entre os projetos discutidos está algo no modelo do que já faz o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), porém de maneira mais efetiva e continuada. A secretária de Educação, Nilene Badeca, afirmou que já existe um estudo detalhando as necessidades para a criação deste projeto. “Queremos algo de concreto e efetivo dentro das escolas estaduais. A ideia é qualificar um professor em cada escola estadual para fazer um trabalho contínuo junto aos alunos”, afirma Badeca.

Durante a reunião Simone solicitou o apoio do promotor Sérgio Harfouche para sugestões na criação na criação do projeto e parceria para executar as ações. “A parceria com a Promotoria de Infância e Juventude e do Conselho Estadual Anti-drogas é essencial para o sucesso deste projeto, já que a prevenção é o principal caminho para afastarmos os jovens da violência e das drogas”, concluiu a vice-governadora.

Para o promotor Sérgio Harfouche é importante a sensibilização do poder público, principalmente do governo do Estado, para a prevenção às drogas. “Temos que concentrar esforços de maneira inteligente e criar parcerias para combater este mal que assola tantas famílias em nosso país”, enfatiza o Harfouche.