Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Região

Greve: Justiça do Trabalho determina que 80% dos ônibus voltem a circular em Campo Grande

A greve teve início porque os trabalhadores não receberam o vale do dia 20

MS Urgente

21 de Junho de 2022 - 14:11

Greve: Justiça do Trabalho determina que 80% dos ônibus voltem a circular em Campo Grande
Foto: Divulgação

O TRT-24 (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região) determinou que retornem imediatamente ao trabalho os motoristas do transporte público de Campo Grande, que iniciaram greve por atraso no pagamento na manhã desta terça-feira (21).

A decisão é do desembargador André Oliveira, que deferiu o pedido liminar do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros de Mato Grosso do Sul (SETUR-MS).

Por se tratar de um serviço essencial à população e a fim de preservar o direito de locomoção dos cidadãos, a decisão determina a manutenção de 80% dos serviços de transporte coletivo urbano sob pena de multa ao Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano no valor R$ 200 mil ao dia.

A greve teve início porque os trabalhadores não receberam o vale do dia 20, referente a um adiantamento salarial de 40%, e souberam por parte das empresas que integram o Consórcio Guaicurus, concessionária responsável pelos serviços, que não havia recursos em caixa.

Assim, os ônibus pararam pela manhã, mas as empresas recorreram alegando que o movimento não seguiu ritos obrigatórios por lei, como assembleia, rodada de negociação e aviso com antecedência, por se tratar de serviço essencial. Neste sentido, o desembargador atendeu ao pedido e determinou retorno das atividades.