Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Região

Parque Natural de Naviraí tem acessos melhorados

Local não tem visitação pública e é utilizado para pesquisas e preservação da fauna e flora.

Assessoria

07 de Abril de 2022 - 07:14

Parque Natural de Naviraí tem acessos melhorados
Parque Natural Municipal de Naviraí. Foto: Divulgação

Em Naviraí está o maior parque municipal natural do Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente (CNUC). Criado em 2009, o Parque Natural Municipal de Naviraí tem mais de 16 mil hectares e se caracteriza por preservar o meio ambiente, a diversidade biológica, os ecossistemas naturais, proteger belezas cênicas, espécies em perigo e ameaçadas de extinção.

Para facilitar o acesso de pesquisadores que estudam a fauna e a flora da região, ações de educação ambiental e até facilitar o combate de focos de incêndio no local, a gerência de Serviços Públicos tem trabalhado para melhorar as vias dentro do Parque, que somam mais de 30 km. Os trabalhos foram realizados em duas etapas sendo a primeiras nos meses de julho e agosto de 2021 e a segunda neste ano. Os traçados foram planejados e executados com o máximo de cuidado para minimizar danos à natureza e chegar às áreas que facilitarão o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Parque Natural de Naviraí tem acessos melhorados

O trabalho foi acompanhado pela gerência de Meio Ambiente que zela pela conservação e preservação de seus recursos naturais da região. "A abertura desses acessos no interior do Parque representa a materialização de uma das principais demandas para o aprimoramento dos cuidados deste que é o maior Parque Natural Municipal do Brasil. Foi um grande passo da Gestão Rhaiza Matos, mas é só o início de muitas ações que serão desenvolvidas no local", explica o gerente de Meio Ambiente do Município, Luiz Alberto Avila Silva Júnior.

Parque Natural de Naviraí tem acessos melhorados

Desde a sua criação, o Parque Natural Municipal de Naviraí teve comprovação de uma fauna ampla, com presença de animais dos mais diversos como onça-pintada, onça-parda, jaguatirica, cervo-do-pantanal, lobo-guará, tamanduá-bandeira, bugio-preto e anta, além de grande variedade de répteis e anfíbios. Também variadas espécies de aves são observadas, como o anhuma, benedito-de-testa-amarela, cardeal-do-banhado, socó-boi-baio, surucuá-variado, tuiuiú, entre outras.