Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Saúde

Compra de 28 milhões de doses da Sputnik V é esperança para ampliar vacinação

Mato Grosso do Sul é um dos sete participantes do Consórcio Brasil Central.

Portal do MS

22 de Abril de 2021 - 07:36

Compra de 28 milhões de doses da Sputnik V é esperança para ampliar vacinação
Foto: Portal do MS

O Consórcio Brasil Central - Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia  - assinou um acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e está perto de comprar 28 milhões de doses da vacina Sputnik V. A eficácia do imunizante russo, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica "The Lancet".

 “Essa compra é muito importante porque avança, assim que chegar essas doses, a quantidade de pessoas imunizadas em Mato Grosso do Sul e em todos os estados que fazem parte do Brasil Central”, explicou o governador Reinaldo Azambuja

A intenção é que a vacina comece a chegar ao País ainda neste semestre. O imunizante contra Covid-19 ainda precisa de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado no Brasil.

Na semana passada, o governador Reinaldo Azambuja visitou a fábrica da Farmacêutica União Química, em Brasília, onde será produzida e fabricada a vacina russa. Acompanhado do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites, o governador destacou que a nova opção de vacina é um grande avanço no combate à pandemia do coronavírus.