Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Saúde

Em Mato Grosso do Sul 11,4 mil pessoas já foram vacinadas contra Covid-19

Correio do Estado

23 de Janeiro de 2021 - 10:41

Em Mato Grosso do Sul 11,4 mil pessoas já foram vacinadas contra Covid-19

No intervalo de quatro dias, 14% da população prevista para receber a vacina Coronavac em Mato Grosso do Sul já foi imunizada com a primeira dose.

De acordo com a publicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da tarde desta sexta-feira (22), 11,4 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose do imunizante contra Covid-19, desenvolvido pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantã.

Do total de vacinados no Estado, 7,9 mil foram profissionais da saúde atuantes na linha de frente para o combate da pandemia, 2,3 mil indígenas e 783 idosos institucionalizados.

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende se reuniu com as coordenadorias de imunização dos 79 municípios do Estado onde cobrou agilidade e empenho por parte das equipes.

“Queremos a população vacinada o mais rápido possível. Façam mutirões de vacinação aos finais de semana. Vocês tem uma responsabilidade muito grande para imunizar de maneira correta”, reforçou o secretário.

O balanço geral das vacinações durante a semana não conta com os dados de dez municípios, sendo eles; Campo Grande, Aral Moreira, Camapuã, Corguinho, Laguna Carapã, Porto Murtinho, Rio Verde, Santa Rita do pardo e Sete Quedas.

No entanto, apesar dos números de vacinados em Campo Grande não constarem no Boletim Oficial do Estado, a capital publicou um balanço na qual registra 5.375 pessoas vacinadas durante os quatro dias.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde (Sesau), os dados não foram lançados no boletim do estado por um erro de comunicação.

Entre os municípios que enviaram as informações para a Secretaria de Estado de Saúde, Três Lagoas apresenta o maior número de imunizados, com 765 doses aplicadas, em seguida vem Dourados com 720 pessoas, Corumbá com 615 e Aquidauana com 533 pessoas imunizadas.

Doses recebidas

Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 158 mil doses da vacina contra COVID-19 em 18 de janeiro.

Com o total de imunizantes, o previsto é que 79 mil pessoas sejam vacinadas, visto que Coronavac deve ser gerenciada em duas doses por pessoa.

As doses foram divididas entre os 79 municípios do Estado e enviadas no mesmo dia para as respectivas cidades do interior.

A relação da quantidade recebida por cada município foi publicada no Diário Oficial do Estado de 19 de janeiro.

Nessa primeira fase serão imunizados os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, além de indígenas e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19.