Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Saúde

Golpe: criminosos enviam e-mails falsos sobre o IR

Órgão adverte para tomar cuidado com e-mails recebidos.

G1

06 de Maio de 2022 - 10:24

Golpe: criminosos enviam e-mails falsos sobre o IR
Foto: Divulgação

Aproveitando-se do interesse público sobre a restituição de Imposto de Renda Pessoa Física, golpistas estão utilizando informações sobre o tema em tentativas de golpes.

O alerta foi feito pela Receita Federal, que ressalta que os alertas verdadeiros, enviados pelo órgão por e-mail ou mensagem, não possuem links de acesso.

De acordo com a Receita Federal, todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br ou por certificado digital.

Confira, abaixo, um exemplo de mensagem fraudulenta enviadas por golpistas para algumas pessoas. Nela, é utilizada cópia não autorizada da logomarca comemorativa dos 100 anos do Imposto de Renda, além de menção à conta gov.br, na tentativa de dar uma impressão enganosa de autenticidade ao conteúdo.

Ainda é possível conferir a informação de dados para recebimento da restituição via PIX, e links falsos para visualização do comprovante.

Receita Federal alerta para novo golpe envolvendo restituição — Foto: Reprodução

Receita Federal alerta para novo golpe envolvendo restituição — Foto: Reprodução

Em outro exemplo de comunicação fraudulenta, os golpistas colocaram como assunto "Saque Imediato" , e usam termos técnicos como "PER/DCOMP" e tentam dar uma falsa impressão de autenticidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando por fim um link malicioso “Baixar Chave de Acesso” para lesar os contribuintes.

Mais um exemplo de comunicação utilizada por golpistas usando restituição do IRRF como isca. — Foto: Reprodução

Mais um exemplo de comunicação utilizada por golpistas usando restituição do IRRF como isca. — Foto: Reprodução

Imposto de renda

A Receita Federal já recebeu mais de 19 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022. Até às 11h da última quarta-feira (4) foram 19.024.025 documentos entregues.

Ao todo, o fisco espera receber 34,1 milhões de declarações este ano. O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio.

De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:

  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  • 29 de julho;
  • 31 de agosto; e
  • 30 de setembro.