Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Saúde

Hemosul derruba para 51 kg o peso mínimo obrigatório para doar

Mês que traz o Dia Mundial do Doador começa focado na conscientização

Correio do Estado

01 de Junho de 2022 - 15:07

Hemosul derruba para 51 kg o peso mínimo obrigatório para doar
Foto: Divulgação

No primeiro dia do mês, o Junho Vermelho (de conscientização para a doação de sangue) trouxe novidades no sistema de doadores e, agora, quem tem a partir de 51 kg já pode contribuir com a causa nas unidades do Hemosul.

Gesto altruísta, uma doação de sangue tem a capacidade de salvar até quatro vidas, sendo que apenas 450 ml coletados já equivalem a uma bolsa de sangue.

As doações recebidas são utilizadas em atendimentos de urgência e emergência; no tratamento de doenças crônicas e oncológicas que precisam de transfusão, além de pacientes que serão submetidos à procedimento cirúrgico.

Giovana Neves Rodrigues Ferreira, funcionária da Unimed Campo Grande, descobriu em sua primeira doação uma característica importante, a de que seu sangue pode ajudar todos os demais tipos.

“Naquele momento soube que meu tipo sanguíneo é O-, a partir de então, ciente que esse tipo de sangue é universal e ajuda a todos os outros tipos, porém só recebe dele mesmo, me senti na obrigação de ajudar todos que precisam”, revelou ela.

Ainda, conforme repasse à imprensa, a Rede Hemosul lança nesta quarta-feira (1.º de junho) a campanha “2022 Bate um Bolão Quem Doa de Coração”, com a ideia de relacionar a conscientização da doação de sangue ao ano de Copa do Mundo de Futebol.

critérios

Além de ter um documento oficial com foto na hora da doação, quem tem interesse em ajudar a causa, segundo legislação aprovada ainda em 2013, precisa ter entre 16 e 69 anos.

Existe uma série de doenças que impedem uma pessoa de se tornar doadora, entre elas: hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis

Até mesmo a gripe ou uma crise alérgica pode impedir uma pessoa de doar, até que passe o período de sete dias após sarada.

Em época de pandemia e diversas doenças virais, até mesmo as vacinas impedem temporariamente a doação, segundo o Hemosul, que aconselha que o cidadão doe antes de tomar qualquer dose de imunizante.

Vale frisar que é importante estar bem alimentado no dia da doação. Também que homens possuem intervalo de dois meses entre uma doação e outra, enquanto o período para mulheres aumenta para três meses, sendo possível anualmente realizar até três doações.

Quem tem interesse em doar, na Capital, pode procurar a unidade coordenadora do Hemosul, localizada na Av. Fernando Correa da Costa, 1304, de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h; ou aos sábados de 7h até 12h.

Além dela, o Hemosul Santa Casa e a unidade do Hospital Regional ficam abertos até antes do horário de almoço, 12h.

Endereços das unidades localizadas nas demais regiões de Mato Grosso do Sul podem ser conferidos clicando aqui.