Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Saúde

Mato Grosso do Sul já vacinou 51,8% da população adulta contra Covid-19

Mato Grosso do Sul está como o único Estado que apresenta maior percentual de população alvo vacinada com a segunda dose.

Portal do MS

22 de Junho de 2021 - 16:52

Mato Grosso do Sul já vacinou 51,8% da população adulta contra Covid-19
Foto: Saul Schramm

Levantamento nacional destaca que Mato Grosso do Sul já vacinou metade da população adulta. Isto significa que a cada dois sul-mato-grossenses adultos, um já tomou uma dose de imunizante contra a Covid-19. Os dados divulgados nesta terça-feira (22) apontam que 1.077.335 tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 51,8% de vacinados adultos. E 405.021, que corresponde a 19,5%, já foram imunizados com a segunda dose de vacina.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o motivo é de muita comemoração. “Temos trabalhado muito para ocuparmos esta posição e acredito que vamos ser o primeiro Estado do país a sair desta pandemia. Para que isto aconteça é preciso que os municípios continuem vacinando no sábado e no domingo. Assim, as vacinas que chegam em nosso Estado, queremos que a imunização aconteça na maior velocidade possível. É uma corrida que salva vidas”.

Mato Grosso do Sul está como o único Estado que apresenta maior percentual de população alvo vacinada com a segunda dose. Desde o começo da imunização no Brasil, o Estado sempre manteve desempenho excelente na vacinação contra a Covid-19, estando nas primeiras colocações no índice de imunização e liderando por semanas o ranking nacional.

Segundo Geraldo Resende, o trabalho qualificado tanto na distribuição como na vacinação da população do Estado "é fruto da parceria da SES (Secretaria Estadual de Saúde) com as secretarias municipais e prefeitos, neste trabalho em conjunto para imunização".

Vacinação

O primeiro lote chegou ao Estado em 18 de janeiro deste ano, com 158,7 mil doses da Coronavac e desde então, a população já teve acesso a doses das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) para Mato Grosso do Sul.