Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Saúde

Ministro se compromete com senadores a enviar doses extras de vacinas contra Covid

Correio do Estado

11 de Junho de 2021 - 09:28

Ministro se compromete com senadores a enviar doses extras de vacinas contra Covid
- Foto: Divulgação/Assessoria

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se comprometeu de que iria enviar doses extras de qualquer tipo de vacina contra Covid-19 à Mato Grosso do Sul, além de colocar o Estado na ordem de prioridades do Ministério. O anúncio foi feito em reunião, nesta quinta-feira (10), com participação dos senadores Nelson Trad (PSD/MS), Soraya Thronicke (PSL/MS) e Simone Tebet (MDB/MS). De acordo com informações da Soraya, o ministro garantiu que parte da reserva de vacinas que o Ministério da Saúde tem para possíveis situações de contingenciamento  pode ser destinada ao Estado.

“Ele se comprometeu comigo e com os senadores a articular para que sejam destinadas para o nosso Estado essas doses extras de vacinas", ressalta. Sinome também defende o envio maior para o estado. "Solicitamos que o excedente, essas doses extras que ficam de posse do Ministério da Saúde, fosse todo enviado ao MS”, explica Simone. No entanto, a demanda precisa passar pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e pelo Conselho Estadual de Secretários de Saúde.

Na ocasião, o senador Nelson Trad reforçou o pedido de mais doses para o Estado, colocando em pauta que Maranhão já conseguiu receber. Em resposta, o ministro explicou que aquele Estado enfrentava problema da chegada da variante indiana e que em Mato Grosso do Sul é observado um colapso na rede hospitalar, devido ao aumento de casos de Covid-19. Com isso, Queiroga também ressaltou que o Estado está na ordem de prioridade do Ministério.

"Ele disse que Mato Grosso do Sul está na ordem de prioridade, mas ele não informou quantas doses extras irá mandar. Além disso, o ministro deu para nós uma perspectiva muito otimista que milhares e milhões de doses deverão chegar no Brasil até setembro", acrescenta.

Além disso, também foi pedido o envio de mais insumos hospitalares ao Estado e da chegada de mais oxigênio, respiradores e monitores hospitalares.

Vacinas da Janssen

O pedido das 3 milhões de vacinas da Janssen para Mato Grosso do Sul foi negado pelo Ministério de Saúde. As doses seriam capaz de vacinar toda a população em cinco dias. Conforme explicou Nelson Trad, a distribuição e quantia para cada Estado já estava definida, antes do pedido feito pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems).

No entanto, em outro encontro ontem (9), Nelson pediu 350 mil vacinas da Janssen para o Estado.

Já nesta quinta-feira, o Governo Federal enviou para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a prévia de distribuição da vacina. Conforme o documento, Mato Grosso do Sul será contemplado com 38,4 mil doses do imunobiológico.

Região da fronteira

Também foi abordado a possibilidade de destinar 126 doses a mais da Janssen para a região da fronteira.

"Fizemos o pedido de 126 mil doses a mais da Janssen para a região de fronteira com o fundamento de que estamos vacinando muito bem, mas passamos por um momento de colapso”, enfatiza a senadora Soraya. Além disso, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende também tenta garantir o fundo de reserva para imunizar municípios localizados nesta região.