Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 12 de Maio de 2026

Saúde

OMS alerta que resistência microbiana é uma das 10 maiores ameaças à saúde mundial

Segundo a agência, o tema tem se tornado produto de desinformação na internet e é tratado como algo irrelevante.

Midiamax

12 de Maio de 2026 - 09:37

OMS alerta que resistência microbiana é uma das 10 maiores ameaças à saúde mundial
Bactéria nos produtos Ypê é resistente a antibióticos. Fotos: Reprodução/Montagem

A resistência microbiana a medicamentos — ou seja, a capacidade de bactérias, vírus ou fungos de resistirem a antibióticos — é uma das 10 maiores ameaças globais à saúde pública, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Na última quinta-feira (7), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento de produtos da marca Ypê por suspeita de contaminação com Pseudomonas aeruginosa. A bactéria oferece risco de infecção e alta taxa de mortalidade, além de ser resistente aos antibióticos.

Segundo a agência, o tema tem se tornado produto de desinformação na internet e é tratado como algo irrelevante. No entanto, o problema pode causar consequências graves, como internações hospitalares longas, sobrecarga dos sistemas de saúde e aumento de mortes evitáveis.

A Anvisa também justificou que a suspensão ocorreu após avaliação de risco sanitário com base nas situações encontradas. Durante as inspeções, equipamentos da fábrica da Ypê, em Saõ Paulo, foram encontrados com corrosões e em mau estado de conservação.

“É importante lembrar que mesmo produtos de limpeza podem ser contaminados por micro-organismos quando há falhas na produção. E a falta de controle sobre a contaminação de produtos de uso doméstico por bactérias, vírus ou fungos é um evento grave, que oferece risco para a saúde das pessoas”, esclareceu a agência, em nota.

Fake news

Após a suspensão do lote de produtos irregulares, diversos conteúdos com desinformação foram propagados na internet e nas redes sociais.

Entre eles, pessoas que não acreditam na veracidade dos comunicados da Anvisa gravaram vídeo consumindo os produtos da marca. Em algumas publicações, inclusive, pessoas aparecem ingerindo o produto de limpeza.

A Anvisa alertou que a propagação de informações falsas prejudica os próprios consumidores. “Nesse contexto, a circulação de fake news prejudica o próprio consumidor, induzindo a erros e expondo a saúde dessas pessoas a riscos desnecessários. A desinformação pode causar prejuízos graves e até mesmo irreversíveis à saúde. Em momentos como este, é necessário ter prudência, responsabilidade e respeito à saúde pública”.

Além disso, a própria Ypê emitiu comunicado oficial esclarecendo a decisão da Anvisa sobre os produtos suspensos por risco sanitário.