Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Saúde

Respirando sem tubos, paciente suspeito de fungo preto de MS já se comunica com equipe de Saúde

Midiamax

21 de Junho de 2021 - 16:27

Respirando sem tubos, paciente suspeito de fungo preto de MS já se comunica com equipe de Saúde
Paciente ainda aguarda resultado do teste para fungo preto. - Foto: Reprodução.

O paciente de 50 anos, infectado por coronavírus e com suspeita de fungo preto continua melhorando. Internado na Santa Casa de Corumbá, o homem já respira sem tubulações e consegue se comunicar com a equipe nesta segunda-feira (21). “Paciente já fora do tubo, cateter de oxigênio, já conversando, contactando com toda a equipe de saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite. Positivo com a melhora do paciente, o secretário destacou que “ele está muito bem, inspira cuidados, mas se recuperando muito bem”.

Este é o segundo caso de suspeita do fungo em Mato Grosso do Sul e o exame de confirmação deve sair apenas no próximo mês. Em 11 de junho, a Secretaria de Saúde de Corumbá explicou que “para dar 100% de certeza que é negativo, a cultura tem que ser até 30 dias”. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) notificou o caso em 3 de junho, um dia após o homem ter tido início dos sintomas de mucormicose. O homem está internado na Santa Casa de Corumbá e recebe tratamento para a doença.

Segundo boletim do Cievs/MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), o homem apresentou sintomas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 22 de maio, e testou positivo para Covid-19 no dia 27. Obeso e hipertenso, ele recebeu as duas doses da vacina contra o novo coronavírus em 20 de janeiro e 5 de fevereiro, respectivamente. Em 7 de junho, o resultado do exame para saber se o paciente Covid-19 está com fungo preto foi inconclusivo.

Assim, foram solicitadas novas análises para confirmação do caso. Segundo a Secretaria, elas devem ficar prontas “no início do mês”.