Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Saúde

Saúde começa nesta segunda-feira multivacinação nas unidades básicas

O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos.

Redação

07 de Agosto de 2022 - 20:18

Saúde começa nesta segunda-feira multivacinação nas unidades básicas
Foto: Arquivo RN

Nesta segunda-feira (8), começa a campanha de multivacinação nas unidades básicas de saúde de Sidrolândia. A campanha segue até 9 de setembro. O público-alvo é de 5 mil crianças e adolescentes.

O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, além de imunizar contra a poliomielite o público de até 4 anos.

O dia D será no dia 20 de agosto, que cairá em um sábado. A campanha de multivacinação visa a atualização da caderneta, ou seja, imunizar crianças e adolescentes com vacinas que já deveriam ter sido tomadas e ainda não foram.

Na multivacinação, todas as doses da rotina da criança e do adolescente, assim como as vacinas da gripe e da Covid-19, estarão disponíveis.

Já a campanha contra a poliomielite é voltada ao público infantil. Crianças menores de 1 ano recebem a vacina de acordo com o calendário, enquanto as que tem entre 1 e 4 anos serão imunizadas em qualquer unidade de saúde, com a vacina oral, conhecida como gotinha.

A poliomielite é popularmente conhecida como Paralisia Infantil, e provoca sequelas graves, com risco de evoluir para a morte.

Sem casos desde 1990, em 1994 o Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus.