Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 6 de Maio de 2024

Sidrolândia

Com crescimento de casos, Saúde vai habilitar 5 leitos para pacientes de Covid-19

Flávio Paes/Região News

20 de Dezembro de 2020 - 21:07

Com crescimento de casos, Saúde vai habilitar 5 leitos para pacientes de Covid-19
Atual presidente do hospital, Luiz Carlos Alves, secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende e diretora Vanda Camilo. Foto: Divulgação

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, em contato telefônico com a diretora administrativa do Hospital Elmiria Silvério Barbosa, Vanda Camilo, anunciou que vai habilitar 5 leitos clínicos para o tratamento de pacientes de Covid-19. Serão liberados R$ 300 mil para custear a manutenção dos leitos que estão funcionando, mas sem uma equipe específica para atuar na ala vermelha. Neste domingo havia 4 pacientes internados com sintomas do novo coronavírus.

Há pelo menos três sidrolandenses diagnosticados com a doença, mas foram buscar tratamento particular em Campo Grande e na capital paulista. A cidade, conforme o último boletim do Programa Prosseguir da Secretaria Estadual de Saúde, está na faixa vermelha, com alto risco de transmissão do Covid-19, um degrau abaixo da cinza, em que esta Campo Grande e outros 6 municípios. A Capital está com toda sua estrutura de leitos superlotada.

O prefeito Marcelo Ascoli acatou o decreto estadual que antecipou o toque de recolher para as 22 horas e não pretende, a 10 dias de deixar o cargo adotar qualquer medida restritiva da atividade. Ele defende o uso de máscaras, o reforço da higienização e que a população evite aglomerações, em festas e confraternizações de Natal e fim de ano.

Nos últimos 20 dias foram notificados 144 casos de Covid-19 em Sidrolândia, há ainda 78 casos sob investigação. Em igual período de novembro, foram 79 registros, média 3,95 por dia. Ou seja, a incidência aumentou 89,87%, muito embora a maioria dos pacientes sejam assintomáticos, outros desenvolveram anticorpos, se contaminaram, mas já estão curados.

Há 138 pessoas em isolamento domiciliar, mas ninguém garante que efetivamente vão ficar em casa. A partir desta segunda-feira às unidades básicas de saúde estarão fechadas por causa do recesso de fim de ano. O atendimento ficará concentrado na UPA.

Como o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde é bastante superficial, a reportagem do Região News, ao cotejar os dados destes boletins constatou aquilo que é uma percepção já captada de forma geral pelas pessoas. Um dos fatores do crescimento do número de casos foram as caminhadas, reuniões que movimentaram a campanha política e geraram aglomeração. .

Entre os dias 15 de outubro e 16 de novembro, foram 126 casos, uma média diária de 4,6 casos. Nas últimas duas semanas de campanha, foram 68 notificações. Na semana seguinte a eleição, sem campanha, a média diária casos caiu quase a metade, 2,14.

A habilitação dos leitos da ala do Hospital Elmiria Silvério Barbosa dependerá agora de o prefeito Marcelo Ascoli firmar convênio com o Estado já que o município é gestor pleno do SUS no âmbito local. Desde agosto, quando terminou a habilitação do Ministério da Saúde, os 5 leitos de UTI estão fechados. No fim do mês de abril, o Ministério liberou R$ 720 mil para o hospital manter os leitos de tratamento intensivo por 90 dias.