SIDROLÂNDIA- MS
Alça de acesso à Inpasa é concluída e trecho da BR-060 passa a ter mão única
A obra da alça de acesso à unidade da Inpasa no km 417 da BR-060 está concluída e já está operando com tráfego em mão única em um trecho de aproximadamente 400 metros.
Redação/Região News
10 de Julho de 2025 - 08:56

A obra da alça de acesso à unidade da Inpasa no km 417 da BR-060 está concluída e já está operando com tráfego em mão única em um trecho de aproximadamente 400 metros. A única etapa pendente é o paisagismo, com a plantação de grama e finalização do canteiro central.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Com a conclusão da obra, motoristas que seguem sentido Campo Grande–Sidrolândia agora utilizam uma pista de desaceleração exclusiva para acessar a usina. Já os caminhões e veículos que deixam a planta industrial contam com uma alça de acesso de retorno com pista de aceleração que permite o acesso seguro de volta à rodovia, sem necessidade de cruzamento perigoso.
A alça foi executada com recursos próprios da Inpasa, que investiu cerca de R$ 12 milhões na construção da estrutura, atendendo a uma exigência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A autorização do órgão federal permitiu que a empresa iniciasse e concluísse a obra dentro do cronograma previsto.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Antes da intervenção, o fluxo intenso de caminhões — estimado em até 800 carretas por dia (além do tráfego de veículos de passeio) — gerava riscos e pontos de congestionamento na entrada e saída da unidade. A nova infraestrutura garante maior segurança viária e fluidez no tráfego, beneficiando tanto motoristas da região quanto o escoamento da produção da empresa.
Com a pavimentação, sinalização e rotatória finalizadas, os trabalhos estão concentrados na fase paisagística, com o plantio de grama às margens da pista e no canteiro central da avenida de acesso (alça). Essa etapa visa melhorar a drenagem do solo e contribuir para a preservação ambiental do entorno da BR-060.
Expansão da Inpasa
A obra faz parte do pacote de investimentos da Inpasa em Sidrolândia, onde a empresa já aplicou mais de R$ 2,3 bilhões em infraestrutura, geração de empregos e projetos sociais. A planta local é uma das maiores do país na produção de etanol de milho, óleo de milho e DDGS (farelo rico em proteína usado na alimentação animal).
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Além da nova alça de acesso, está em discussão com o Governo do Estado a construção de um anel viário que deve ligar a BR-060 a MS-162, desafogando ainda mais o trânsito pesado na região e fortalecendo o polo industrial que se forma no entorno da usina. Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Logística, o projeto foi considerado prioritário pelo Estado por sua relevância econômica, inclusive com recursos do Fundersul, para construir trecho de 8 km entre a MS 162 e a BR 060, em frente à Inpasa.




