SIDROLÂNDIA- MS
Frente fria derruba temperatura e pode agravar problemas respiratórios
A quarta-feira (28) começou com temperatura amena e encoberta em Sidrolândia, com a chegada de uma intensa frente fria.
Redação/Região News
28 de Maio de 2025 - 07:57

A quarta-feira (28) começou com temperatura amena e encoberta em Sidrolândia, com a chegada de uma intensa frente fria que trouxe neblina, temperaturas próximas dos 9°C e previsão de mínimas ainda mais baixas nos próximos dias. O céu permanece nublado, e o sol ainda não apareceu, compondo um cenário típico de outono rigoroso no Centro-Oeste.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
O frio repentino não só alterou a rotina da população, como também agravou uma já delicada situação de saúde pública. Com a elevação nos casos de doenças respiratórias — entre elas bronquite, bronquiolite, gripe e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) —, a prefeitura decretou a suspensão das aulas em todas as escolas e creches do município até o dia 2 de junho.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a decisão foi tomada após a confirmação de cinco casos de bronquiolite em crianças atendidas por um CMEI da cidade e a morte de um bebê de apenas 28 dias, filho de uma servidora da unidade. Ao todo, já são oito óbitos registrados por doenças respiratórias neste outono, o que acendeu o alerta das autoridades sanitárias.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Com previsão de queda ainda maior nas temperaturas — podendo atingir 5°C até sexta-feira —, os moradores são orientados a tirar do fundo dos armários casacos, cobertores e edredons, principalmente para proteger os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
Além das baixas temperaturas, o ar frio e seco favorece o agravamento de problemas respiratórios. As autoridades de saúde recomendam cuidados redobrados, como manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações e procurar atendimento médico ao surgirem sintomas como tosse, chiado no peito ou febre persistente.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Durante o período de suspensão das aulas, as unidades escolares passarão por higienização reforçada e a vacinação contra gripe será intensificada nos postos de saúde.
Saúde
Recomendações para a população:
• Vista-se com roupas quentes e evite exposição prolongada ao frio;
• Mantenha a vacinação contra gripe em dia;
• Hidrate-se e mantenha os ambientes arejados;
• Evite locais fechados e mal ventilados;
• Ao menor sinal de agravamento respiratório, procure a unidade de saúde mais próxima.
A chegada da frente fria, somada à crise de saúde, impõe um alerta à cidade de Sidrolândia. A orientação é clara: proteger-se do frio e redobrar os cuidados com a saúde.




