Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Gringo, presidente da Câmara de Sidrolândia, aparece em vídeo do Greenpeace após protesto indígena na Europa

Ele participou de um protesto de indígenas brasileiros no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e apareceu em um vídeo publicado no perfil oficial do Greenpeace European no Instagram.

Redação/Região News

05 de Setembro de 2025 - 10:22

Gringo, presidente da Câmara de Sidrolândia, aparece em vídeo do Greenpeace após protesto indígena na Europa
Otacir Figueiredo, o Gringo, presidente da Câmara de Vereadores

O sidrolandense Otacir Figueiredo, o Gringo, presidente da Câmara de Vereadores e representante do Conselho Terena, ganhou destaque internacional nesta semana. Ele participou de um protesto de indígenas brasileiros no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e apareceu em um vídeo publicado no perfil oficial do Greenpeace European no Instagram.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

Nas imagens, Gringo aparece ao lado de outras lideranças denunciando a responsabilidade da União Europeia na destruição da floresta amazônica e das terras indígenas.

Desde domingo, o vereador cumpre agenda internacional no Evento Incidência Política, que leva representantes indígenas a vários países europeus. Ele já passou pela Holanda, está atualmente em Paris e, nos próximos dias, seguirá com reuniões, debates e mobilizações até o retorno ao Brasil, marcado para 13 de setembro.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Gringo ressaltou a importância de levar a causa indígena ao cenário mundial: “Estamos mostrando que a luta indígena vai além das nossas fronteiras. Queremos que o mundo saiba que a destruição da Amazônia não é só um problema do Brasil, mas de todos que compartilham e dependem dessa floresta.”

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

A participação de Gringo reforça o protagonismo dos povos indígenas do Brasil em discussões internacionais e amplia a visibilidade das pautas ambientais e sociais da comunidade Terena.