Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Ministério Público Federal inicia visitas a escolas de Sidrolândia pelo Projeto Ministério Público pela Educação

Durante as visitas, os representantes do MPF encontrarão um cenário marcado por diversos problemas de manutenção nos prédios escolares.

Redação/Região News

10 de Novembro de 2025 - 13:20

Ministério Público Federal inicia visitas a escolas de Sidrolândia pelo Projeto Ministério Público pela Educação
Sede do MPF/MS em Campo Grande. Foto: Divulgação

Os representantes do Ministério Público Federal (MPF) iniciaram nesta segunda-feira (10) as visitas às escolas municipais e estaduais de Sidrolândia como parte das ações do Projeto Ministério Público pela Educação, uma iniciativa de alcance nacional que busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

A ação integra o cronograma de atividades do projeto no município e antecede a 1ª Escuta Pública sobre a Qualidade da Educação Básica, que será realizada na próxima quarta-feira (12), das 8h às 11h, na Câmara Municipal de Sidrolândia.

Neste Durante segunda e terça-feira (11), os representantes do MPF visitarão escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de conhecer de perto a realidade educacional, ouvir gestores e professores e coletar informações sobre infraestrutura, práticas pedagógicas, inclusão e transporte escolar.

Cenário das escolas

Durante as visitas, os representantes do MPF encontrarão um cenário marcado por diversos problemas de manutenção nos prédios escolares. As equipes constatarão a necessidade de reparos estruturais, adequações de acessibilidade, atualização dos projetos de prevenção e combate a incêndio, além de situações que exigem intervenções urgentes para garantir segurança e conforto a alunos e profissionais da educação.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Algumas escolas municipais, construídas há mais de 40 anos, necessitam de manutenção e melhorias estruturais. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Irmã Demétria e Cantinho Feliz foram interditados pelo Corpo de Bombeiros — o primeiro em abril de 2024 e o segundo em novembro do mesmo ano. O prédio do Cantinho Feliz está atualmente em reconstrução com previsão de ser entregue a tempo de receber os alunos no próximo ano letivo.

Ministério Público Federal inicia visitas a escolas de Sidrolândia pelo Projeto Ministério Público pela Educação
Prédio do CMEI Cantinho Feliz está sendo reconstruído. Foto: Marcos Tomé/Região News

A Prefeitura foi notificada para promover adequações nas escolas Valério Carlos da Costa, Olinda Brito de Souza, Porfíria do Nascimento e Natália de Moraes.

Comprometimento com a educação

O secretário municipal de Educação, Vili Tognon, destacou a importância do momento para o fortalecimento das políticas educacionais em Sidrolândia.

“Essas visitas representam um passo importante para que possamos construir, junto ao Projeto Ministério Público pela Educação, caminhos concretos de aprimoramento da educação. É uma oportunidade de mostrar o que já avançamos e identificar, de forma técnica e colaborativa, os pontos que podemos melhorar”, afirmou o secretário.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

O Projeto Ministério Público pela Educação atua de forma colaborativa com as gestões locais, com foco na avaliação, proposição de medidas e prestação de contas à sociedade sobre os avanços alcançados na educação básica.