Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Na inauguração da Estrada Adão Claro, Riedel anuncia planejamento de nova malha viária para escoar produção

Sidrolândia celebrou a inauguração da Estrada Municipal Adão Claro, uma obra de R$ 48,7 milhões que garante o tão esperado acesso asfaltado ao Assentamento Capão Bonito.

Redação/Região News

01 de Agosto de 2025 - 15:59

Na inauguração da Estrada Adão Claro, Riedel anuncia planejamento de nova malha viária para escoar produção
O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, do prefeito Rodrigo Basso e do ex-governador Reinaldo Azambuja. Foto: Carlos Godoy

Na manhã desta sexta-feira (01/08), Sidrolândia celebrou a inauguração da Estrada Municipal Adão Claro, uma obra de R$ 48,7 milhões que garante o tão esperado acesso asfaltado ao Assentamento Capão Bonito e representa um marco logístico para a região. O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, do prefeito Rodrigo Basso e do ex-governador Reinaldo Azambuja, além de secretários estaduais, vereadores e lideranças locais.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

Na inauguração da Estrada Adão Claro, Riedel anuncia planejamento de nova malha viária para escoar produção

O descerramento da placa inaugural, feito no início do acesso à Agrovila, simbolizou a entrega oficial da pavimentação dos 25,1 km da estrada vicinal, que liga os entroncamentos da MS-162 e MS-455, beneficiando diretamente os assentamentos Capão Bonito I, II e III, além do São Pedro. A via, agora asfaltada, leva o nome de Adão Claro, figura histórica da região e pai do deputado Gerson Claro.

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel anunciou uma nova etapa de investimentos: a inclusão da pavimentação da MS-477 no planejamento orçamentário de 2027. O trecho partirá do distrito de Capão Seco até a divisa de Sidrolândia com os municípios de Maracaju e Rio Brilhante, formando uma nova malha rodoviária asfaltada com início na Estrada Municipal Adão Claro, passando pela MS-455, conectando-se à MS-258 no Capão Seco e, por ela, alcançando a BR-163 (na altura do distrito de Anhanduí) e, no outro extremo, à BR-267 pela Estrada da Gameleira.

“Estamos entregando hoje mais que uma estrada. Estamos abrindo caminhos para o desenvolvimento de uma região estratégica, produtiva e com grande potencial. E essa obra só foi possível graças ao esforço conjunto com os deputados estaduais, em especial o deputado Gerson Claro, que lutou para garantir sua viabilização”, destacou o governador Riedel.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

O prefeito Rodrigo Basso enfatizou o impacto direto da pavimentação na vida da população rural:

“Essa estrada transforma a realidade de centenas de famílias. É mais dignidade, mais segurança e mais oportunidades para os produtores e moradores dos assentamentos.”

O deputado Gerson Claro, emocionado com a homenagem ao seu pai, ressaltou a importância social e econômica da obra.

“A Estrada Municipal Adão Claro representa a valorização das raízes da nossa gente. Meu pai foi um homem trabalhador, simples, que acreditava no valor do esforço e do campo. Essa obra honra sua memória e também reforça nosso compromisso com quem vive e produz no interior.”

Já o ex-governador Reinaldo Azambuja, que participou do início da articulação pelo projeto, lembrou o papel histórico da região na agricultura familiar e destacou a continuidade das ações de governo na infraestrutura rural.

Nova malha viária fortalece escoamento da produção

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

A pavimentação da Estrada Municipal Adão Claro marca o início de uma malha interligada de rodovias vicinais e estaduais que irá beneficiar toda a cadeia produtiva de Sidrolândia, município com o maior número de assentamentos do país (28). A nova malha projetada pelo Governo do Estado incluirá:

a MS-455 (ligação asfaltada do Capão Seco à divisa com Maracaju e Rio Brilhante);conexão com a MS-258, que já tem 27,8 km pavimentados (Lote 1 – BR-060 a Capão Seco) e mais 21,8 km em execução até a BR-163 em Anhanduí (Lote 2);Estrada da Gameleira, ligando a MS-455 à BR-267.

Com essas conexões, a região contará com um corredor logístico contínuo que facilitará o escoamento da produção agrícola, reduzirá distâncias e aumentará a competitividade dos produtores..

Segundo o produtor Osório Strallioto,  o asfalto na Gameleira atenderá os três núcleos do Capão Bonito, o Assentamento Barra Nova, além de beneficiará uma região que concentra mais de 20 mil hectares plantados de soja e milho.