Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Perseguições policiais em Sidrolândia terminam com apreensão de quase 3 toneladas de maconha

As ações envolveram a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e a Força Tática da Polícia Militar.

Redação/Região News

16 de Agosto de 2025 - 09:51

Perseguições policiais em Sidrolândia terminam com apreensão de quase 3 toneladas de maconha
Policiais ao lado do Onix lotado de maconha. Foto: Divulgação

Sidrolândia registrou, nos últimos três dias, duas grandes apreensões de drogas que resultaram em quase três toneladas de maconha retiradas de circulação. As ações envolveram a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) e a Força Tática da Polícia Militar.

Na manhã desta sexta-feira (15), no âmbito da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, a DENAR, com apoio da PRF, prendeu em flagrante I.O.S., de 30 anos, que transportava 1.627 quilos de maconha em um Chevrolet Onix roubado em Carapicuíba (SP).

A perseguição começou após o suspeito fugir de fiscalização da DEFRON em Ponta Porã e seguir em direção a Sidrolândia. Ao avistar o bloqueio montado no km 425 da BR-060, desviou pelo acostamento e entrou na cidade. No cruzamento das ruas Nioaque e Avenida Antero Lemes da Silva, tentou jogar o carro contra uma viatura da PRF, obrigando os policiais a efetuarem disparo para imobilização do veículo.

Com o pneu dianteiro furado, o condutor foi detido. No interior do carro estavam 1.627 tabletes de maconha, escondidos sob um pano preto. O preso, que já tinha passagens por porte ilegal de arma, ameaça e embriaguez ao volante, foi levado à sede da DENAR, em Campo Grande.

Dois dias antes, na noite de quarta-feira (14), a Força Tática da PM já havia interceptado 1.301 quilos de maconha durante operação contra furtos e roubos na região da Fazenda Recanto.

O motorista de uma picape Fiat Strada prata desobedeceu ordem de parada e fugiu em direção à área urbana. Após perseguição, abandonou o veículo na Rua Cuiabá e escapou a pé, invadindo quintais de residências. Apesar do cerco, não foi localizado.

Dentro do veículo estavam 1.365 tabletes de maconha. A Strada apresentava adulterações em chassi e motor, impossibilitando sua identificação. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia.

Sidrolândia ultrapassa 27 toneladas de droga apreendidas em 2025, com as duas ocorrências, as forças de segurança apreenderam 2.928 quilos de maconha em Sidrolândia apenas nesta semana. O município já acumula, em 2025, 27,1 toneladas de droga apreendidas, segundo dados do Sistema Sigo da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

O volume é mais que o dobro do registrado em 2024, quando foram apreendidas 12,7 toneladas. Só em agosto já são mais de 10 toneladas, incluindo 8,1 toneladas em uma única apreensão e 11,6 quilos de cocaína.

Com esse resultado, Sidrolândia supera cidades tradicionalmente reconhecidas como corredores do tráfico, como Maracaju (15 toneladas), Amambai (20,5 toneladas) e Dourados (25,4 toneladas), sendo superada apenas por Ponta Porã (48,8 toneladas) e Campo Grande (41,3 toneladas).  O município está em terceiro lugar no ranking estadual de apreensão de drogas.