SIDROLÂNDIA- MS
Prefeitura conclui licenciamento e autoriza descarte no 1º EcoPonto Municipal
O local recebe restos de poda, móveis velhos, recicláveis, eletrodomésticos inservíveis e pequenos volumes de entulhos.
Redação/Região News
12 de Novembro de 2025 - 13:00

A Prefeitura concluiu o licenciamento e autorizou o descarte de resíduos no 1º EcoPonto Municipal, localizado ao lado da empresa Solos, na saída para Nioaque, a cerca de 8 quilômetros da cidade.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
O local recebe restos de poda, móveis velhos, recicláveis, eletrodomésticos inservíveis e pequenos volumes de entulhos, limitados a 1 metro cúbico por pessoa por dia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
No sábado passado, o prefeito Rodrigo Basso esteve no local e demonstrou indignação com o material encontrado nos 20 bags coletados por equipes da Secretaria de Infraestrutura. Segundo ele, havia mistura de galhos com entulhos da construção, embalagens, garrafas PET e até lixo orgânico, o que compromete a destinação correta e o reaproveitamento dos resíduos. O prefeito mostrou disposição de multar se possível for, quem não fizer o destino adequado para os resíduos que gerar.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
O descarte no EcoPonto é gratuito, mas o material deve ser retirado dos bags no momento da entrega, para separação adequada. A Prefeitura fará o recolhimento dos bags até o dia 28 de novembro; depois disso, o descarte deverá ser feito diretamente no EcoPonto.
A partir de 1º de dezembro, a Prefeitura só fará o recolhimento dos restos de galhos resultantes da poda de árvores plantadas em canteiros centrais e calçadas. Os demais tipos de resíduos deverão ser levados pela população ao EcoPonto Municipal. A coleta de bags, que existe há décadas, custa em média R$ 300 mil aos cofres públicos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente alerta que abandonar entulhos, restos de poda ou bags em calçadas, terrenos, áreas públicas ou vias é infração sujeita a multa, conforme a Lei Complementar Municipal nº 182/2023, que segue as regras da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998).
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Está em andamento o licenciamento de um segundo EcoPonto, que será instalado na saída para Campo Grande, ao lado da fábrica de ração da JBS, ampliando a estrutura de destinação correta de resíduos no município.




