SIDROLÂNDIA- MS
Prefeitura lança plataforma para credenciamento de fornecedores e prestadores de serviço
A ferramenta integra a política de incentivo ao empreendedorismo local, prevista na Lei 14.133/2021, e busca ampliar a participação de negócios da cidade nas compras públicas.
Redação/Região News
12 de Agosto de 2025 - 14:04

A Prefeitura de Sidrolândia lançou oficialmente, nesta quarta-feira (13), o Programa Empreende Sidrolândia, que inclui a plataforma digital Credencia para agilizar o credenciamento de empresas fornecedoras e prestadoras de serviços ao município. A ferramenta integra a política de incentivo ao empreendedorismo local, prevista na Lei 14.133/2021 (nova Lei de Licitações), e busca ampliar a participação de negócios da cidade nas compras públicas.
O lançamento da plataforma será nesta quarta-feira às 18 horas na Câmara Municipal.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
O credenciamento já está aberto para hotelaria, fornecimento de marmitex, coffee break e manutenção de áreas públicas — serviço estimado em R$ 2,73 milhões para um ano de execução. Também está em andamento o processo para credenciar fornecedores de combustíveis e lavagem da frota oficial.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Na área da Saúde, o sistema já vem sendo utilizado para a contratação de médicos especialistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, realização de exames e execução de serviços como teste da orelhinha e exames laboratoriais e de imagem.
Segundo o modelo adotado, até três fornecedores poderão ser credenciados por segmento, com cotas de fornecimento iguais por um ano. A medida reduz a dependência de um único prestador e dificulta práticas como manipulação de licitações ou formação de cartéis, problemas que já foram alvo de investigações no Estado, como na Operação Tromper.
“Essa nova modalidade de aquisição, em substituição ao pregão e à ata de registro de preços, acaba com o chamado ‘QI’ — o quem indica — e cria um ambiente mais justo e transparente. Estamos estimulando o empreendedorismo e dando condições para que todos que tenham capacidade de fornecer para a Prefeitura possam participar”, afirmou o prefeito Rodrigo Basso.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Experiências semelhantes já funcionam em Nova Alvorada do Sul e Três Lagoas — no primeiro, inclusive, o sistema é utilizado também para serviços de reparo em prédios públicos.




