SIDROLÂNDIA- MS
Prefeitura retoma coleta de bags até o dia 28; a partir de dezembro, quem deixar lixo nas ruas será multado
A partir de dezembro, moradores que deixarem lixo em calçadas, canteiros ou vias públicas poderão ser multados.
Redação/Região News
09 de Novembro de 2025 - 16:31

Após duas semanas sem recolher os bags, a Prefeitura de Sidrolândia decidiu retomar o serviço por mais 18 dias, até 28 de novembro. A medida foi anunciada após o licenciamento do primeiro dos dois ecopontos planejados pela Secretaria de Meio Ambiente. A partir de dezembro, moradores que deixarem lixo em calçadas, canteiros ou vias públicas poderão ser multados.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
No sábado (8), o prefeito Rodrigo Basso vistoriou a área do ecoponto e constatou que, além de galhos, entulhos e materiais recicláveis como frascos e embalagens, havia também lixo orgânico misturado nos bags, o que compromete o processo de triagem e descarte adequado.
A Prefeitura definiu novos locais e regras para o descarte dos quatro tipos de resíduos sólidos produzidos na cidade. O objetivo é reorganizar a limpeza urbana e garantir que cada tipo de lixo tenha o destino correto.
Por enquanto, está autorizado o descarte de restos de poda, galhos, folhas e limpeza de terrenos, que devem ser levados à compostagem da Prefeitura, atrás da antiga Unidade de Processamento de Lixo – UPL. Esses materiais serão transformados em adubo orgânico.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Nesta semana, será lançada uma campanha de conscientização ambiental, com orientações sobre o descarte correto e a responsabilidade compartilhada na manutenção da cidade limpa.
O entulho e os restos de construção devem ser levados à Promessa Reciclagem, na saída para o Quebra Coco. Em breve, o depósito do Carlão também estará autorizado a receber esse tipo de material. A Prefeitura segue impedida judicialmente de recolher entulhos.
Os materiais recicláveis — como papel, plástico, vidro e alumínio — continuam sendo recolhidos pela cooperativa de catadores, que receberá reforço da Prefeitura com mais caminhões e mão de obra.
Com o novo sistema, o descarte em Sidrolândia funcionará assim:
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
- Lixo doméstico – recolhido pela empresa Morhena;
- Recicláveis – coletados pela cooperativa;
- Galhos, folhas e limpeza de terrenos – destinados à compostagem da Prefeitura;
- Restos de construção e entulhos – entregues na Promessa Reciclagem ou no Carlão, com transporte particular.




