Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 9 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Prefeitura retoma obras no Santa Marta com a construção de dissipador

A empresa Gomes & Azevedo, assumiu o serviço após a rescisão do contrato com a vencedora original, iniciou a construção de um dissipador de energia.

Redação/Região News

13 de Agosto de 2024 - 10:16

Prefeitura retoma obras no Santa Marta com a construção de dissipador
A empresa Gomes & Azevedo iniciou a construção de um dissipador de energia. Foto: Divulgação

As obras de drenagem e pavimentação nos bairros Jardim do Sul e Santa Marta, que estavam paralisadas desde setembro do ano passado, foram retomadas nesta semana pela Prefeitura. A empresa Gomes & Azevedo, que assumiu o serviço após a rescisão do contrato com a vencedora original da licitação, iniciou a construção de um dissipador de energia. Este dispositivo tem a função de reduzir a velocidade das enxurradas captadas pela rede de drenagem antes que elas desembocassem no Córrego Canastrão.

Os trabalhos de escavação para a instalação da tubulação de drenagem começarão assim que o solo estiver menos úmido. O projeto contempla a instalação de 2 km de drenagem e 2,2 km de asfalto, cobrindo um perímetro que vai desde a Rua Ponta Porã (prolongamento da Rua Vitor Barbosa) até a Rua Liberalina Ferreira.

A drenagem que está sendo instalada tem como objetivo escoar a enxurrada que se origina no Jardim do Sul. Nesse bairro, foram pavimentados 400 metros de asfalto em duas ruas: Sebastião Lopes e Vitor Barbosa de Souza.

A obra faz parte do programa Avançar Cidades e está orçada em R$ 4.927.427,00. Inclui o asfaltamento de diversas ruas, como Ponta Porã (entre a Rua Rio Grande do Norte e a Rua Romano Rossato), Romano Rossato (entre a Vitor Barbosa Souza e a Joaquim Antônio da Silva), Rio de Janeiro (entre a Vitor Barbosa Souza e a Rua Joaquim Antônio da Silva), Sebastião Lopes Ferreira (entre a Romano Rossato e a Rio de Janeiro), Vitor Barbosa de Souza (entre a Rua Rio Grande do Norte e a Rua Romano Rossato), Alberto Hortenci (entre a Romano Rossato e a Leonel de Souza Brito); Odilon Rosa Nantes (entre a Romano Rossato e a Rio de Janeiro); Ítalo Dal Paz (entre a Odilon Rosa Nantes e a Liberalino Ferreira); Joaquim Antônio da Silva (entre Romano Rossato e a Rio de Janeiro).

A obra foi retomada após um período de interrupção. A licitação original foi homologada em novembro de 2022, e as obras tiveram início em julho do ano passado. A empresa S&G, que também estava encarregada das obras de infraestrutura na Rua Adriano Ximenes e no Cascatinha 1, não conseguiu dar continuidade ao projeto. Eles chegaram a executar parte da drenagem e receberam um pagamento de R$ 569.064,38.

Devido à interrupção, o contrato com a S&G foi rescindido em fevereiro deste ano. Após a rescisão, houve uma atualização das planilhas, e a segunda colocada na licitação foi convocada para assumir o projeto. O processo foi concluído apenas no mês passado, permitindo a retomada das obras.