Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 12 de Junho de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Projeto `Vidas futuras` será aplicado no Junho Verde

A expectativa é de uma grande mobilização em torno do tema.

Assessoria de Comunicação, Prefeitura de Sidrolândia

24 de Maio de 2024 - 09:15

Projeto `Vidas futuras` será aplicado no Junho Verde
Ação conjunta da Sederma e Seme envolverá as escolas do município (Foto: Divulgação)

O projeto “Vidas futuras” terá início durante as atividades de educação ambiental a serem desenvolvidas no período da Campanha Junho Verde, pela Prefeitura de Sidrolândia, sob a responsabilidade da Sederma (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente).

Em reunião realizada entre os secretários Edno Ribas, da Sederma, e Márcio Marqueti, da Educação, foi firmada uma parceria na qual as escolas serão convocadas a se mobilizarem para a coleta das tampas de garrafas PET e de outros recipientes.

A Sederma opera uma política de coleta e destinação adequada deste resíduo e tem mantido a coleta regular do material em todas as regiões da cidade. As tampas plásticas são confeccionadas de material mais resistente que o restante da embalagem PET e potes de produtos diversos e por esta razão apresentam potencial poluidor ainda mais grave que o restante da embalagem.

A coleta deste material é prejudicada em razão de descarte irregular, haja vista, que comumente as tampas são dispensadas em quaisquer ambientes gerando uma série de danos ambientais.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Reciclagem as tampas de garrafa PET e outras embalagens são responsáveis por entupimentos em rede de saneamento doméstica e urbana, produzem efeitos degradantes ao solo e em alguns casos podem se converter em criadouros de larvas de mosquitos transmissores de doenças como dengue e outras.

As escolas que arrecadarem mais material serão premiadas com computadores, celulares e impressoras. A expectativa é de uma grande mobilização em torno do tema. A Sederma desenvolve uma política de educação ambiental a partir de ações objetivas voltadas a solução de problemas presentes na comunidade.