SIDROLÂNDIA- MS
PT antecipa posse de novo diretório em Sidrolândia após anulação da eleição interna
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Sidrolândia antecipou para esta sexta-feira (8), às 17h, a posse do novo diretório municipal.
Redação/Região News
06 de Agosto de 2025 - 09:31

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Sidrolândia antecipou para esta sexta-feira (8), às 17h, a posse do novo diretório municipal. A cerimônia, inicialmente marcada para o próximo dia 23, será realizada simultaneamente ao Encontro Municipal do Partido.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Assumirá o comando local da legenda, o geógrafo Geovane Ferreira, que liderou a chapa "União e Reconstrução", que obteve 36,3% na eleição interna realizada em 6 de julho, mas foi declarada vencedora com a impugnação da chapa vencedora com mais de 63% dos votos dos filiados. A antecipação da posse foi decidida pelo atual presidente, Adão Custódio.
A posse foi confirmada depois que a direção nacional manteve a decisão da Executiva Estadual que impugnou o registro da chapa liderada pelo ex-vereador Edvaldo dos Santos, com base em denúncia de ingerência externa especialmente de apoiadores ligados ao Partido Liberal (PL), legenda adversária do PT.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Segundo o presidente estadual petista, Vladimir Palmeira, a chapa de Geovane apresentou provas de vínculos de filiados com o bolsonarismo, incluindo prints de postagens feitas ainda em 2018 em apoio ao então candidato Jair Bolsonaro, o que violaria a fidelidade partidária exigida pelo estatuto do partido.
A decisão de anulação foi referendada pela Executiva Nacional do PT no dia 23 de julho. Com base nos artigos 209 e 211 do Estatuto, que tratam da fidelidade e das infrações disciplinares, a direção concluiu que houve quebra das normas internas ao manter relações políticas com partidos adversários sem autorização.
Como a chapa derrotada teve votação superior à da atual Executiva Municipal, o estatuto garante a homologação da segunda colocada, dispensando nova eleição. Assim, Geovane Ferreira assume legitimamente o comando do diretório.
Desafio da nova direção
Apesar da legitimidade conferida pela instância nacional, o principal desafio de Geovane à frente do PT local será reunificar o partido e reconquistar o apoio da maioria dos filiados, diante de um cenário interno de divisão e desconfiança após o conturbado processo eleitoral.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
O grupo que venceu a eleição mas foi derrotado no "tapetão", tem vários membros ocupando cargos na administração, dentre eles, o ex-vereador Antônio Galdino, nomeado na Secretaria de Desenvolvimento Rural; Josimar Clementino, presidente da Fundação indígena. A vereadora do partido, Edilaine Tavares, que apoio a chapa que assumirá o diretório, não conseguiu influenciar na escolha da coordenadora da Casa da Cidadania, que atua em parceria com o Incra para apoiar os assentados na obtenção de Contratos de Concessão Uso, que precede a titulação dos lotes. Após quase meses de indefinição, foi empossada na função a professora Darci Procópio, com a anuência do deputado federal Vander Loubet.




