SIDROLÂNDIA- MS
Saúde libera vacinação contra influenza para toda a população
Até a 19ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG e 203 mortes em decorrência da doença.
Redação/Região News
13 de Maio de 2025 - 14:33

A partir desta terça-feira (13), toda a população sul-mato-grossense com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe. A ampliação foi determinada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), diante do aumento expressivo de casos e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado, especialmente entre crianças e idosos.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Até a 19ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%. No caso dos idosos, a evolução para óbito ocorreu em 79,40% dos casos confirmados.
Em Sidrolândia foram computados 21 casos e três óbitos. Também há o registro de 4 casos de influenza com internação e ainda está sob investigação a morte de um bebê de 8 meses com sintomas da doença.
Desde o início da campanha de vacinação, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, o que coloca o estado com a melhor cobertura vacinal do país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em Sidrolândia, onde no dia "D", que aconteceu sábado passado, 205 doses foram aplicadas, a cobertura vacinal chegou a 28,78%, com a imunização de 6.031 pessoas de uma população alvo de 12.534 habitantes. Foram vacinados 2.426 idosos; 1.111 crianças; 85 pessoas com comorbidades; 71 gestantes; 361 indígenas; 445 funcionários da Saúde.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação para toda a população como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas. Nosso compromisso é proteger os sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Apesar da boa adesão geral, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais) ainda está em 29,89% — abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Segundo o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, a ampliação é estratégica para conter o avanço do vírus no período sazonal. “A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente. Contamos com o apoio das prefeituras para intensificar as ações de imunização em todos os territórios".
A vacina esta na disponível em todos os postos, sendo oferecida até às 21 horas na Unidade Central e até às 23 horas na Unidade de Pronto Atendimento.