Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Junho de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Saúde recomendou fechamento de creches após 5 casos de bronquiolite em CMEI

As crianças diagnósticas tiveram de ser internadas no Hospital Elmíria Silvério Barbosa, duas tiveram alta e as outras permanecem no hospital.

Redação/Região News

18 de Maio de 2025 - 18:49

Saúde recomendou fechamento de creches após 5 casos de bronquiolite em CMEI
Sidrolândia registrou neste ano 4 óbitos por síndrome respiratória aguda. Foto: VioletaStoimenova

O surgimento de 5 casos de bronquiolite entre crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil e a morte de um bebê de 28 dias, filho de uma servidora da escola, foi determinante para o fechamento por 10 dias dos CMEIS de Sidrolândia. A medida tomada sem aviso prévio para as mães das 1.100 crianças matriculadas nas escolas, segundo a secretária de Saúde, Vanessa Prado, foi necessária para a higienizado das escolas, mas também para evitar que mais alunos, crianças de até 4 anos de anos, sejam contaminados pelo vírus que por 8 ou 10 dias estará circulando nos CMEI no ar ou na superfície. Nesta semana está prevista a higienização das escolas.

As crianças diagnosticadas com bronquiolite tiveram de ser internadas no Hospital Elmíria Silvério Barbosa, duas tiveram alta e as outras permanecem no hospital mas com quadro de saúde estável. A recomendação para as mães de crianças maiores com sintomas gripais é que não as levem para a aula e avisem a coordenação. A Secretaria de Saúde fará o acompanhamento do paciente.

Sidrolândia registrou neste ano 4 óbitos por síndrome respiratória aguda, um bebê de 29 dias que morreu de bronquiolite; duas vítimas de Covid-19: uma vítima de influenza e outra de um vírus desconhecido .

O que é bronquiolite?

A bronquiolite é uma condição de saúde que se manifesta como uma infecção viral nas vias respiratórias inferiores de bebês e crianças com menos de 24 meses de idade. Essa doença é caracterizada por inflamação e estreitamento dos bronquíolos, que são as estruturas pequenas e finas nos pulmões responsáveis por transportar o ar para os aveólos.

Prevenção

A prevenção da bronquiolite, em grande parte, envolve medidas para reduzir o risco de infecções virais respiratórias, que são as principais causas dessa condição em crianças. As orientações recorrentes são:

  • lavar regularmente as mãos: é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação de vírus respiratórios, principalmente através do uso de álcool em gel.
  • evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou gripadas: é particularmente importante para bebês e crianças pequenas, que são mais vulneráveis.
  • prevenir a contaminação pelo ar: ao tossir ou espirrar, é importante cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o cotovelo. Isso ajuda a evitar a propagação de partículas respiratórias no ar.