SIDROLÂNDIA- MS
Terror dos exames do Detran: baliza é retirada e substituída por estacionamento durante o trajeto
Com a nova norma, o candidato passa a realizar três manobras de estacionamento ao longo do percurso, em via pública.
Redação/Região News
21 de Janeiro de 2026 - 07:15

As novas regras do exame prático para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) extinguem a obrigatoriedade da tradicional prova de baliza, antes realizada na sede do órgão. A mudança está prevista na Portaria nº 202/2026, publicada na terça-feira no Diário Oficial do Estado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Com a nova norma, o candidato passa a realizar três manobras de estacionamento ao longo do percurso, em via pública. Até então, as regras eram regidas por um Manual de Procedimentos editado em 2022, que não previa tempo mínimo de prova nem exigências quantitativas de manobras.
A partir de agora, o exame prático de carro terá duração mínima de 10 minutos. Também passa a ser obrigatória a realização de 1.000 metros lineares de trajeto, com mudança de marchas e desenvolvimento de velocidade do veículo, sempre respeitando o limite regulamentado da via.
Outra alteração significativa diz respeito às conversões. O candidato deverá executar seis conversões à esquerda e seis à direita durante o percurso. No modelo anterior, o manual apenas orientava a forma correta de execução, sem definir número mínimo. O mesmo ocorre com os retornos, que agora passam a ser dois obrigatórios antes, havia apenas orientação técnica, sem exigência quantitativa.
Prova de moto e veículos
As mudanças também atingem o exame prático de motocicleta. A chamada prancha uma elevação de oito metros de comprimento e 30 centímetros de largura utilizada para avaliar o equilíbrio do condutor deixa de ser exigida.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Além disso, os veículos utilizados nos exames práticos de carro deverão contar obrigatoriamente com airbag e DRL (luz de rodagem diurna) em pleno funcionamento.
A portaria de 2026 ainda institui o sorteio do bairro onde a prova será aplicada em municípios que possuem mais de um local autorizado. A medida tem como objetivo reduzir a previsibilidade do trajeto para os candidatos.
Reação das autoescolas
As alterações foram recebidas com críticas pelo presidente do Sindicato das Autoescolas de Mato Grosso do Sul, Henrique José Fernandes. Para ele, as mudanças tornam o exame menos rigoroso.
“A impressão que dá é que precisa habilitar a pessoa de qualquer jeito. O mais preocupante é ver o nosso Detran aceitar tudo isso com muita passividade. Lamentamos”, afirmou.
Ele também criticou a retirada da prova específica de baliza e alertou para possíveis problemas logísticos com o tempo mínimo de prova.
“Dez minutos para cada candidato vai ser um caos. Aguarde as cenas dos próximos capítulos”, disse.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Base legal
Segundo o Detran/MS, as novas regras seguem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Resolução nº 1.020/2025 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta os procedimentos de aprendizagem, habilitação, expedição de documentos de condutores e o processo de formação dos candidatos à CNH.




