Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

A partir de outubro, comércio da Capital começa contratação de 4 mil temporários

Quanto aos temporários, Idelmar da Mota Lima espera que essa estimativa de 10%, ou seja, de contratação de 4 mil comerciários, seja alcançada este ano.

Wilson Aquino

18 de Setembro de 2013 - 16:49

Mesmo com a economia fraca, o comércio varejista de Campo Grande deve gerar 4 mil vagas temporárias, nesta reta final do ano, visando as vendas de Natal, segundo estimativa divulgada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG. Esse número representa 10% do contingente do setor, estimado em 40 mil comerciários.

“Esperamos que a economia dê uma aquecida a partir de outubro, para que as contratações comecem, oferecendo novas oportunidades de trabalho principalmente para os jovens, candidatos ao primeiro emprego”, afirma Idelmar da Mota Lima, presidente do SECCG e presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS.

Os supermercados, segundo o sindicalista, têm enfrentado dificuldades para conseguir suprir hoje seu quadro de pessoal porque além de não estimular salarialmente, tem também a questão do domingo e feriados trabalhados. “Os trabalhadores querem qualidade de vida! Querem fortalecer os laços familiares nos finais de semana e o trabalho em supermercados dificulta isso”, afirma Idelmar que faz um alerta aos supermercadistas, para que procurem compensar melhor seus funcionários, para que sejam estimulados a permanecer nas empresas.

Da mesma forma para os novos funcionários. “Se não houver estímulos financeiros principalmente, ficará cada vez mais difícil conseguir profissionais para preencher os quadros de pessoal que hoje estão deficitários em muitos estabelecimentos comerciais”, adverte.

Quanto aos temporários, Idelmar da Mota Lima espera que essa estimativa de 10%, ou seja, de contratação de 4 mil comerciários, seja alcançada este ano. “A cidade está crescendo e muitas lojas foram inauguradas. Inclusive no novo shopping center dos Ipês, onde um grande número de lojas está por abrir nas próximas semanas. Tudo isso vai contribuir para que esses novos temporários sejam contratados”, explica Idelmar.

ASSEMBLÉIA GERAL – O SECCG está convocando os trabalhadores em concessionárias de veículos para uma assembleia geral nesta quinta-feira (19) às 19 horas, na sede da entidade, para discutir as propostas salariais e trabalhistas para a Convenção Coletiva de Trabalho 2013/14, para vigorar a partir de 1º de novembro de 2013 a 31 de outubro de 2014.

Na sexta-feira será a vez dos trabalhadores no comércio em geral. A assembleia geral será realizada no mesmo horário, às 19 horas, na sede do sindicato. A data base também é a mesma. “Esperamos contar com a presença maciça de trabalhadores nessas duas audiências, pois será por intermédio do que ficar decidido nelas é que iremos negociar com a classe patronal”, explica Idelmar.