Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Caminhada “Outubro Rosa” marca luta contra câncer em Jateí

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo

Valéria Batista

22 de Outubro de 2012 - 14:29

No município de Jateí a 1ª Caminhada Outubro Rosa realizada recentemente foi um marco na luta contra câncer, reunindo um público de mais de 60 pessoas.

O movimento pela vida como foi considerado, teve inicio na praça central reunindo diversas pessoas, entre elas trabalhados em saúde, população, crianças e inclusive homens, com faixas, balões, camisa branca, laço rosa e carro de som, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, no alerta sobre combate ao câncer de mama e colo do útero, com finalidade de despertar o interesse da população, para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura.

Superando expectativas, como explica à coordenadora da ação enfermeira e diretora do posto de saúde Terezinha Machado, há mais de 15 dias a equipe da saúde responsável esteve empenhada nesta causa nobre que visa cada vez mais a prevenção. “Foi um belo encontro, agradeço a participação de toda a população e colegas de trabalho, lembrando que no Centro de Saúde semanalmente é realizado o preventivo com orientações sobre autoexame das mamas” garante Terezinha.

Participaram também deste movimento as Secretárias Municipais Eleni Felipe (Educação) e primeira-dama Mafalda Targino (Assistência Social), demais representantes, escritora do livro “Direitos da pessoa com câncer” Iracema Pereira, e ainda o padre Ênio que no ato fez a benção ao evento e participantes.

O prefeito Arilson Targino (PMDB) reforça que ações como esta visa alertar a população em geral, com prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura. Em Jateí a administração tem disponibilizado sempre o que a de melhor para a saúde pública. Esta foi uma realização da prefeitura municipal através da Secretária de Saúde gerenciada por Geberson Alves.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.