Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Campanha incentiva aleitamento materno; Banco de Leite aceita doação

A unidade na cidade funciona em dois locais distintos. No Hospital da Vida estão localizados os laboratórios de pasteurização e microbiologia, além da área de esterilização.

Dourados Agora

01 de Agosto de 2013 - 11:00

Começa hoje a 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. Com o tema Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno, várias campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação e do leite humano para as crianças serão realizadas em todo o país. Em Dourados, os trabalhos serão para a divulgação das ações do banco de leite do Hospital Universitário.

A unidade na cidade funciona em dois locais distintos. No Hospital da Vida estão localizados os laboratórios de pasteurização e microbiologia, além da área de esterilização. Antes de ser encaminhado à doação, o leite passa por um rigoroso processo de controle de qualidade e logo depois é pasteurizado, congelado e enviado ao Hospital Universitário.

No HU, o leite é condicionado e distribuído aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI neonatal) e Unidade de Cuidados Intermediário (UCI). No local há uma Sala de Ordenha para as mães que fazem o acompanhamento dos filhos internados.

Graziele Dantas passa pelo processo várias vezes por dia. O filho dela, Victor Henrique, de apenas cinco dias, nasceu prematuro. “Por enquanto eu tenho que fazer a amamentação dele aqui no hospital. Sei que é importante ele se alimentar com o meu leite, mas o que eu quero é fazer isto com ele no meu colo”, conta a mãe.

No HU, o Banco de Leite Humano é composto por uma equipe formada por nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas e técnicos em banco de leite. O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário pasteuriza em torno de 30 a 40 litros de leite por mês, mas esta quantidade não é suficiente e o ideal seria que a produção fosse o dobro.

O leite materno é a alimentação ideal para todos os bebês. O leite humano, por sua composição de nutrientes, é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros dois anos de vida.

Estão aptas para doação mulheres saudáveis, que estejam amamentando o próprio bebê e que tenham leite excedente e desejam doar. Para se cadastrar, é necessário apenas entrar em contato com o HU e deixar o nome e telefone no Banco de Leite. Uma equipe entrará em contato e fará uma visita para preenchimento de cadastro, verificação de exames do pré-natal e orientações sobre as técnicas manuais de ordenha.

A ordenha do leite materno é feita em casa, pela própria mãe, que não precisa se deslocar nem mesmo para entrega ao Banco de Leite. Em casa, o leite é congelado e entregue em visitas semanais feitas em parceria com o Samu. As mães que estiverem interessadas em doar leite materno poderão entrar em contato com o Banco de Leite do HU, pelo telefone (67) 3410-3000.