Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Estado terá pelo menos 21 novas escolas de tempo integral em 2017

A expectativa do Governo é que 270 mil alunos façam matrícula nas 365 escolas da rede estadual para 2017.

Correio do Estado

07 de Novembro de 2016 - 14:05

O Estado terá 21 novas escolas de tempo integral em 2017, conforme informação divulgada, hoje, pela secretária de educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta. Segundo ela, serão 18 para Ensino Médio e outras três do fundamental.

Maria Cecília aguarda ainda a resposta dos diretores de outras 15 escolas em relação à adesão ao tempo integral. “Até o dia 18 deste mês eles devem responder se tem vaga”, explicou.

A expectativa do Governo é que 270 mil alunos façam matrícula nas 365 escolas da rede estadual para 2017.

Durante o lançamento da pré-matrícula da rede estadual de ensino, nesta segunda-feira, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que “terá vaga para todos os alunos e já existe um planejamento de ampliação para ocupação da totalidade das salas de aula”. Isto porque teve aumento do número de alunos de 2015 para 2016 e o quadro deverá se repetir neste ano.

INVESTIMENTO

Azambuja informou que o investimento em educação para o ano que vem será de mais de R$ 1 bilhão. Este valor se refere ao pagamento da folha de pagamento dos professores e também a melhoria da estrutura de algumas escolas.

Questionado sobre os gastos do Estado com o pessoal, o governador respondeu que existe um limitador porque “quase a totalidade dos funcionários são efetivos e têm estabilidade. Além disto, existe um déficit previdenciário”.

Segundo ele, o governo busca equilíbrio das contas por meio da diminuição dos cargos comissionados e corte de alguns contratos “para ficar no limite prudencial de 60%”, informou.

SEM OCUPAÇÃO

Tanto o governador quanto a secretária de educação enfatizaram que não há escolas ocupadas em Mato Grosso do Sul. Para eles, isto é reflexo do diálogo entre direção e alunos.

“É importante entender a cabeça do jovem e conversar com eles. Não temos escola tomada, mas não significa que devemos ficar na zona de conforto”.

MATRÍCULA

A pré-matrícula para alunos do município, de escolas particulares e de escolas estaduais que querem mudar de colégio, começa hoje e se estende até o dia 20. Os estudantes que já fazem parte da rede estadual já concluíram o processo.

As aulas nas escolas estaduais de Campo Grande terão início no dia 6 de fevereiro. A data para as instituições do interior ainda não foi confirmada.